quarta-feira, 9 de março de 2011

Psicólogo Realiza Doação de 200 Gibis

Entrevista feita no dia 03/03/2011.
Entrevistado: Anderson Campos de Oliveira Rosa.

- Qual a motivação real da doação dessa coleção?
Na verdade são dois os principais motivos, o primeiro, e que eu já havia lido todos e estavam guardados sem nenhuma utilidade, o outro, eu desejaria incentivar os jovens a ter o gosto pela leitura e que continuassem talvez a coleção.

-A doação era de uma coleção pessoal?
Sim, era de uma coleção pessoal, eu já colecionava há alguns anos, mais ou menos uns dose anos.
-Quem fez com que você se interessasse por gibis?
Quando eu e meu irmão éramos pequenos, nossa mãe fez a assinatura de alguns gibis, essa assinatura durou um tempo, cerca dois anos, depois nós comprávamos mensalmente alguns, mais nas bancas de jornal, eu particularmente, sempre gostei de Ler, mas, esse incentivo de minha mãe foi indispensável.           
-Qual a importância da leitura para você?
Bom, acho que além de expandir o conhecimento das palavras, nos traz de alguma forma uma amplitude na vida, novas ideias e amplo conhecimento geral.
-Na sua opinião, que influencias a leitura provoca pessoas?
Como disse anteriormente as pessoas ganham um amplo conhecimento e isso obviamente é ótimo, mas, além disso, nos tornam de alguma forma pessoas melhores com assuntos interessantes e boa imaginação.

-Porque exatamente a coleção foi entregue para a escola Dom Aquino Corrêa?
Eu até pensei em doar para a biblioteca municipal, no entanto, vi que de uma certa forma não seria tão bem cuidado como sei que vai ser aqui, eu já fiz alguns empréstimos de livros aqui na escola e precisei dar informações sobre mim e isso significa que aqui sim, a escola tem uma preocupação com seus exemplares, sendo eles quais for e são conservados em ótimo estado na medida do possível, isso é admirável.
-Em sua opinião, essa coleção vai ser bem utilizada pelos jovens como antigamente? Por que na atualidade eles se interessam por outros tipos de leitura como vampiros, romance e outros.
Na verdade antigamente as pessoas não liam mais porque na maioria das vezes não sabiam ler, acho que hoje em dia há a mesma quantidade de leitores, a diferença é que diminuiu a quantia de interpretes, as pessoas leem mais não conseguem explicar o que leram, isso dificulta até na escrita.

-Hoje em dia você acha que há de uma certa forma carência de leitores? Neste caso, eles são os mais jovens?
Nunca houve na verdade carência e sim desinteresse, mas acredito que hoje em dia os jovem se interessam por coisas mais atuais como já dissemos, contos de vampiros e romance.
Que livros você lê hoje em dia, na sua fase adulta?
Eles ajudam na sua profissão?
Bom, hoje em dia ainda leio gibis mais também leio, revistas na sua maioria com temas científicos, também leio os livros sobre a minha área profissional e, por fim, os que estão na “moda”, como os de vampiros. Sim, eles me ajudam não de uma forma exata na maneira que trabalho como psicólogo, mas me oferecem um grande conhecimento, não que não me ajudem, mas, tenho minha própria maneira de trabalhar.

Entrevistadora:
Daniela de Almeida
2º Ano E.M. "A"

Nenhum comentário:

Postar um comentário