terça-feira, 31 de julho de 2012

ESCOLA E FAMÍLIA


Escola. Quem poderia imaginar que um local de aprendizagem e conhecimento tornar-se-ia em um espaço para a violência e o desrespeito? Todos os dias ouvimos notícias sobre bullying, agressão e violência nas escolas. E o que fazemos? Sentamos e cruzamos as pernas, esperando uma ação da direção da escola, do Conselho Tutelar ou do ECA.
No caso do garoto espancado na escola, a inspetora não deveria tentar esconde-lo dos outros garotos, pois mais cedo ou mais tarde, seus agressores o pegariam. Mas ela fez bem em envolver o Conselho Tutelar no caso, esquecendo-se somente de que agressão escolar envolve uma coisa ainda maior: a família.
Quando digo FAMÍLIA não estou incluindo somente pais, avós, irmãos, tios, sobrinhos e netos, mas sim o espaço onde vivemos, nossa casa, nosso bairro, nossa sociedade. Isto tudo influencia na educação de uma criança. Se ela crescer em um ambiente onde a agressão e o desrespeito fazem parte do seu dia a dia, essa criança crescerá com a violência fazendo parte de sua vida e atuando de forma violenta na escola.
Podemos mudar o rumo que nossas escolas estão tomando? Sim. O que precisamos é somente melhorar o ambiente familiar. Falta-nos somente coragem e dedicação.
Por: Diego Justiniano – 2º ano A/EM

Nenhum comentário:

Postar um comentário