terça-feira, 31 de julho de 2012

TRABALHANDO COM CRÔNICAS NA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA


“Lanço, então, o último olhar para fora de mim, onde vivem os assuntos que merecem uma crônica”. – Fernando Sabino.
A crônica é um dos gêneros estudados nas oficinas das Olimpíadas com alunos da última fase do 3º ciclo e 1º ano do ensino médio. Nessas produções busca-se um fato do cotidiano, banal, comum do dia a dia para transformá-lo em um momento importante e especial.
O cronista deve estar sempre atento aos detalhes. Nada passa em branco e, qualquer fato, pode virar história literária, para ler, refletir, compartilhar e se emocionar. Produzir crônica é ter a magia nas próprias mãos e querer transmitir para o papel em branco, um simples momento que, literariamente, se torna grandioso.
Os textos da crônica, além da emoção do cronista, deve transparecer a cidade onde os alunos residem, buscando sempre envolver o tema do concurso nos textos: “O lugar onde vivo”.
Por: Ana Claudia Schmitt e Andressa Ronn – 3ºC/3ªF”A”

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