O conjunto de conteúdos aqui apresentado, foi delimitado em reunião com os professores de todas as disciplinas reunidos em suas áreas do conhecimento, no ano de 2010. Após discussão, foram enviadas as propostas de conteúdos a equipe de gestão, que transpôs para este documento.
CONTEÚDOS DE ARTES
1º Ciclo 1ª Fase
- Datas comemorativas;
- Reaproveitamento e confecção de brinquedos e jogos a partir de sucata;
- Desenho, pintura, dobradura, recorte e colagem;
- Desenho livre e dirigido;
- Canções folclóricas e populares;
- Teatro e dramatizações.
1º Ciclo 2ª Fase
- Desenho livre e dirigido;
- Dobraduras;
- Recortes e Colagens;
- Confecções de cartões;.
- Pintura (lápis de cor, giz de cera e tinta guache);
- Música;
- Jogos;
- Cores primárias e secundárias.
1º Ciclo 3ª Fase
· Recorte e colagem
· Pintura livre
· Desenho livre
· Desenho dirigido
· Montar quebras-cabeças
· Dobraduras – ORIGAMI
· Maquetes
· Dramatização teatro e fantoches
· As cores: primarias e secundarias
· Planificação de formas geométricas
· Tangran
2º Ciclo 2ª Fase
· Rasgar papel também é arte;
· Tangran;
· Simetria;
· Recortes e colagens;
· Cartaz;
· Pinturas com giz de cera e lixa;
· Uso da régua;
· Ilustração de histórias;
· Figuras geométricas;
· Dramatização;
· Invenção de uns produtos e propagandas;
· Paródias;
· Ampliação e redução de figuras;
· Lembrancinhas;
· A linha cria formas;
· Desenho cego;
· Pinturas;
· Confecção de jogos;
· Ilustração de textos;
· Elaboração de história em quadrinho;
2º Ciclo 3ª Fase
l Cores
l Cores primárias e secundárias
l Tom de uma cor
l Monocromia
l Cores quentes e cores frias
l Pinturas
l Letras
l Letras maiúsculas e minúsculas
l Letras ilustrativas
l Números
l Linha
l Composição: linhas e cores
l A reta
l Posição de uma reta
l Direção e posição de uma linha
l Colagem
l Desenho com traços simples
l Sem tirar o lápis
l Ângulo
l Polígono
l Triângulo
l Tangram
l Composição com triângulos
l Quadriláteros
l Pintura
l Pintura a dedo
l Paisagem do deserto
l Faixa decorativa com motivos respectivos
l Rosáceas
l Pingos e respingos
l Passa tempo: bilhetes enigmáticos
l Colagem cômica
l Colagem mosaica
l Efeitos de tintas
l Datas comemorativas
l Música
l Vinhetas
l Alguns artistas e suas obras
l Oficinas com: sucatas, EVA,tecidos,garrafa pet, pó de serra, caixas, madeiras, pedaços de cerâmica, etc.
3º Ciclo 1ª Fase
l Criar e ilustrar um texto
l Composição com pontos, linhas,visual e abstrata.
l Linha – forma e criatividade
l Caricatura
l Monocromia- isocromia- harmonia-policromia e contraste
l Faixas decorativas
l Letras
l Números
l O ritmo
l Proporção geometria e encaixe
l Composições periódicas e estruturais
l Mosaico
l Geometria como fonte decorativa
l Observando a natureza e trabalhando com linhas, círculos e composições geométricas
l Construção de rosáceas
l Cor e matizes – cores complementares
l Simetria
l A música no Brasil
l Expressionismo abstrato
l Pontilhismo
l Origami
l Vida e obra de alguns artistas
l Oficinas com: sucatas, EVA, caixas garrafas pet, papel molhado e cola, tecidos, bordados etc.
3º Ciclo 2ª Fase
l Ilustração de texto
l Recreação
l Desenhos e frisas decorativas
l Rosáceas
l A circunferência e a arte
l A música no Brasil
l Monte sua história em quadrinhos
l Galeria de arte
l Arte e geometria: ponto, reta, plano – composição geométrica
l Frisas
l O ponto – pontilhismo
l A linha
l Traçado das linhas
l Letras
l Números
l Linhas abertas e fechadas
l Cartaz
l Mosaico
l Oficinas
l Teatro
l Arte para o carnaval
l Paródia
l Figuras planas e não-planas
8ª SÉRIE
l Letras trabalhadas
l Pensamento ilustrado
l Os módulos na arte
l Luz e sombra
l As formas geométricas da arte
l Galeria da arte
l Abstracionismo e surrealismo
l Atividades
l Composição com linhas e formas
l Cores: percepção, harmonia, -trios e quintetos harmônicos- efeito especial
l Geometria ordem e decoração
l Publicidade
l Rafe leiaute e arte-final
l Letras trabalhadas
l Logotipos
l Outdoor em cartaz
l Recreação
l Oficinas
l Sugestões de trabalhos manuais para o carnaval
l Estilização
l Monograma
l Projeção ortogonal
l Cortes de formas tridimensionais
l Músicas-paródias
l Teatro
l História da arte: arte na pré-história – arte na antiguidade – arte na idade média – arte na idade moderna e contemporânea – arte no Brasil.
CONTEÚDOS DE LINGUA INGLESA
2º Ciclo 3ª Fase
- Palavras soltas
- Greetings
- Numbers (0-1000)
- Símbolos matemáticos (+, -, x, ÷ and =)
- Objetos
- Cores
- Frutas
- Animals
- The body
- Partes da casa
- Peças do vestuário
- My family
- Meios de transporte
- Estações do ano
- Horas
- Lugares
- Articles
- Adjectives
- Prepositions
- Plural of nouns
- Demonstrative pronouns (this, that, these, those)
- Post card
- Personal pronouns
- Verb to be – present tense
Affirmative, negative and interrogative form
- Imperative form
Affirmative and interrogative form
- Interrogative words (how, what, who, where, when)
- Interrogative expressions (how many, how much)
- Halloween
- Produção e tradução de textos
- Datas comemorativas
- Musics
3º Ciclo 1ª Fase
- Verb to be - present tense
Affirmative, negative and interrogative form
Contracted form
Verb to be - short answer
- Ordinal numbers
- Days of the week
- Months
- Veb to be – past tense
Affirmative, negative and interrogative form
- There is/ There are
- There was/ There were
- Revisão: Plural of nouns
- Prepositions
- Verb can – present tense
Affirmative, negative and interrogative form
- Verb can – past tense
Affirmative, negative and interrogative form
- Simple present
- Present continuous
- Interrogative words
- Expressions
- Halloween
- Produção, interpretação e tradução de textos
- Musics
3º Ciclo 2ª Fase
- Possessive case (’)
- Possessive pronouns
- Possessivfe adjectives
- Prepositions
- Revisão: Why/ because
- Present tense regular verbs
Affirmative, negativeand interroghative form
- Auxiliar DID/ DIDN’T/ DO/ DON”T/ DOES? DOESN”T
- Profissões ( sells/ doesn’t sell)
- Past tense irregular verbs
Affirmative, negative and interrogative form
To meet, to take, to speak, to understand, tosee, to read, to write, to eat, to sleep, to put,to leave, to choose, to wear, to go, to have, to know, to buy, to steal, to find, to sell, to pay, to spend, to send to tell, to sit
- Tradução e interpretação de textos
- Revisão: Articles (a, na, the)
- Countable nouns / Uncountable nouns)
- Holloween
- Expressions: How many/ How much
- Indefinites: little/ few/ much/ many
- Relatives pronouns: Who/ which/ that
8ª Série
- Verbs
- to drink, to eat, to speak, to smoke, to work, to study, to like, to sleep
- to want, to go, to have, to understand, to need, to write
- to buy, to sell, to help, to know, to read, to write
- to open, to close, to be, to live, to start, to come, to stay
- Expressions
- Greetings
- excuse-me/ sorry/ you’re welcome;
- Adverbs
- Pronomes pessoais oblíquos (with me, with you)
- on weekend
- seeyou tomorrow
- French fries
- howmuch/ how many
- about
- What time is it?
- to get up
- so-so
- this morning/ this afternoon/ tonight
- tomorrow morning
- to have breakfast
- to have lunch
- to have dinner
- on vocation
- this time
- Grammar
- simple present (affirmative, negative and interrogative form)
- adjectives
- articles
- uso do IN THE/ AT
- rotina de trabalho/ estudo (in the morning, in the afternnon, in the evening, at night)
- demonstratives (This/ That)
- plural of nouns
- interrogative words (what, where, when)
- uso do verbo auxiliar DO;
- numbers (0 – 1000)
- to buy for
- to sell to
- hours
- imperative form (negative and affirmative)
- why/ because
- colors
- personal pronouns
- Vocabulary
- Questions
- Conversation
- Translation
- Musics
CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
1º Ciclo 1ª Fase
- Brincadeiras de pátio, dirigidas, livres e na sala;
- Jogos corporais de equilíbrio, saltar, pular e lançar;
- Corrida e obstáculos.
1º Ciclo 2ª Fase
· Corrida: do saco, de velocidade, com obstáculos;
· Salto: em distância, em alturas, com obstáculos;
· Brincadeiras: amarelinha, pular corda, bambolê, a galinha quer botar, pega-pega;
· Jogos :queimada, bets, chute-em-gol, bobinho, jogos didáticos;
· Esportes: Vôlei e futebol de campo sem regra;
· Ginástica.
1º Ciclo 3ª Fase
· Lateralidade
· Jogos (futebol,queimada)
· Brincadeiras dirigidas
· Músicas
· Danças
· Teatro
2º Ciclo 2ª Fase
· Jogos recreativos diversos: amarelinha, cobra cega, cabo de guerra, João Palmada, piaba, jogos de tabuleiro, dominó, palito;
· Atividades de expressão corporal: espelho, sete marinheiros, meninos da África, imitação.
· Paródia, brincadeiras com bambolê, bolas de futebol, túnel, arremesso etc.
· Danças e confecção de jogos didáticos.
2º Ciclo 3ª Fase à 8ª Série
Os conteúdos de Educação Física permeiam desde o 2º Ciclo 3ª fase até a 8ª Série, variando unicamente o grau de intensidade, e de técnica exigida do aluno.
· Voleibol
· Handebol
· Basquetebol
· Futsal
· Futebol
· Jogos
· Ginásticas
· Danças
· Teatro
· Música
· Xadrez
CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA
1º Ciclo 1ª Fase
- A criança;
- A família;
- A casa;
- A escola;
- A comunidade;
- O trânsito;
- Meios de transporte e comunicação;
- Profissões;
- Bairro;
- A rua onde mora e o caminho até a escola;
- Modificação da paisagem;
- Recursos Naturais;
- Símbolos Nacionais;
- Tempo e estações do ano.
1º Ciclo 2ª Fase
- Família;
- Escola;
- Moradia;
- Zona rural e zona urbana;
- Homem e a Natureza;
- Paisagem natural e modificada;
- Cidadania, Ética e Etnias (direitos e deveres de cada um- Direitos Humanos);
- Meios de Transportes e Comunicação;
- Trânsito;
- Trabalho – Profissão;
- Datas comemorativas e cívicas.
· Estações do ano;
1º Ciclo 3ª Fase
· Família
· Casa
· Rua
· Bairro
· Escola
· Município
· Poder Legislativo, Executivo e Judiciário.
· Orientação
· Tempo
· Meios de transporte
· Meios de comunicação
· Transito
· Trabalho
· Datas comemorativas
· Zona rural
· Zona urbana
· Reino da natureza
· Relevo
· Clima
· Rio
· Vegetação
· Indústria
· Comercio
· Hinos
2º Ciclo 2ª Fase
A História do Brasil:
· Construir o conceito de país;
· Identificar em um mapa, a divisão política do Brasil, destacando os estados, suas capitais e o Distrito Federal;
· Reconhecer as técnicas cartográficas fundamentais na elaboração de mapas: a legenda, a escala, a rosa dos ventos.
· Localizar o Brasil no continente americano, no planisfério e no globo terrestre;
· Conhecer diferentes formas de representação cartográfica.
Retratos do povo brasileiro:
· Identificar os grupos humanos que compõem o povo brasileiro;
· Reconhecer a importância da migração na formação do povo brasileiro;
· Interpretar tabelas e gráficos para se informar sobre a população total do Brasil;
· Conhecer o censo demográfico e informar-se sobre a coleta de informações realizada para a elaboração dos censos demográficos.
· Interpretar mapas para reconhecer a distribuição da população brasileira;
· Identificar a população urbana e rural do Brasil.
As paisagens que a natureza construiu e as pessoas modificaram:
· Reconhecer em fotos, diferentes tipos de paisagens brasileiras, evidenciando os componentes naturais e os componentes humanizados que fazem parte delas.
· Identificar a relação entre os componentes naturais na formação das paisagens;
· Perceber as diferentes formas que compõem o modelado da paisagem do território brasileiro;
· Relacionar o desmatamento da vegetação nativa com a exploração econômica;
2º CICLO 3ª FASE
ESPAÇO E TEMPO
Espaço e tempo: duas noções importantes
O tempo da natureza
Aprendendo a orientar-se
Aprendendo a localiza ( I ) os paralelos.
Aprendendo a localiza ( II ) os meridianos
Representação do espaço por meio de mapas
Linguagem cartográfica
O movimento de rotação da Terra: a base da divisão do tempo em dias e horas
As fases da lua: a base da divisão do tempo em semanas e meses.
O movimento de translação da Terra: a base da divisão do tempo em anos.
A NATUREZA, O TRABALHO E O CONSUMO HUMANO.
A natureza é a fonte da vida
O trabalho e o consumo humanos
A natureza é transformada em produto pelo trabalho humano
Os setores de produção
O mercado consumidor e a sociedade de consumo.
O APROVEITAMENTO ECONÔMICO DO ESPAÇO E AS CONDIÇÕES NATURAIS
Indústria, sociedade e espaço.
Agropecuária e as condições naturais ( I ) – relevo e solo.
Agropecuária e as condições naturais ( II ) – o clima e aos impactos ambientais da agropecuária.
A extração mineral e o meio ambiente ( I ) – mineral e rochas.
A extração mineral e o meio ambiente ( II ) – extrativismo e industria.
3º CICLO 1ª FASE
A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO
Antes de 1500, já existiam povos vivendo onde hoje é o Brasil.
A apropriação dos espaços indígenas pelo colonizador.
A construção de espaços geográficos no Brasil.
Região Centro-Oeste: a construção de espaços geográficos.
Região Norte: a construção de espaços geográficos.
Região Nordeste ( I ) e ( II ): a construção de espaços geográficos.
Região Sudeste ( I ) e ( II ): a construção de espaços geográficos.
DA SOCIEDADE AGRÁRIA PARA O URBANO-INDUSTRIAL
( mudanças na economia e no espaço geográfico )
Brasil: país de industrialização tardia ou retardatária.
Fontes de energia
Urbanização brasileira e seus problemas.
A agropecuária no Brasil.
O TERRITÓRIO BRASILEIRO E AS CONDIÇÕES AMBIENTAIS
Domínios morfoclimáticos ( I )
Domínios morfoclimáticos ( II ) – e o ambientalismo
3º CICLO 2ª FASE
A FORMAÇÃO DOS MUNDOS SUBDENSENVOLVIDOS E DESENVOLVIDOS.
Mundo: os países desenvolvidos e os subdesenvolvidos.
As bases históricas do subdesenvolvimento ( I ) e ( II ).
Subdesenvolvimento: fatores internos e idéias falsas.
O MUNDO SUBDESENVOLVIDO
A América Latina
A América Latina: países de industrialização tardia.
Países americanos com economia baseadas em produtos primários.
África um continente sofrido e explorado.
A Ásia subdesenvolvida ( I ) e ( II ).
Oriente Médio.
Antártida: na terra do gelo, o calor da cooperação internacional.
8ª SÉRIE
EUROPA: INTEGRAÇÃO, DESIGUALDADES E CONFLITOS REGIONAIS.
Europa: aspectos físicos e regionalização.
Europa dos (25) ( I ): os antigos países ou núcleo econômico da EU.
Europa dos (25) ( II ): os novos países ou periferia da EU.
A “ outra Europa “ ( I )
A “ outra Europa “ ( II ) – aos países da Iugoslávia.
A RUSSIA E A CEI
( Comunidade dos Estados Independentes ).
Do Império Russo a CEI.
CEI: aspectos populacionais e étnicos.
CEI: Diversidade economia e geopolítica dos recursos naturais.
AS POTÊNCIAS AMERICANAS DO ATLÂNTICO NORTE.
Estados Unidos: aspectos físicos e formação territorial.
Estados Unidos: a valorização econômica do território.
Canadá: espaço integrado ao dos Estados Unidos.
AS GRANDES ECONOMIAS DA ÁSIA-PACÍFICO E DA OCEANIA.
O Japão e os Tigres Asiáticos.
China: o dragão asiático.
Oceania: Austrália e Nova Zelândia.
CONTEÚDOS DE HISTÓRIA
1º Ciclo 1ª Fase
- Datas Comemorativas;
- Temas transversais;
- Pluralidade Cultural;
- Ética;
- Brinquedos antigos e atuais;
- Folclore regional.
1º Ciclo 2ª Fase
· Família;
· Escola;
· Moradia;
· Zona rural e zona urbana;
· Homem e a Natureza;
· Paisagem natural e modificada;
· Cidadania, Ética e Etnias (direitos e deveres de cada um- Direitos Humanos);
· Meios de Transportes e Comunicação;
· Trânsito;
· Trabalho – Profissão;
· Datas comemorativas e cívicas;
· Estações do ano.
1º Ciclo 3ª Fase
· Família
· Casa
· Rua
· Bairro
· Escola
· Município
· Poder Legislativo, Executivo e Judiciário.
· Orientação
· Tempo
· Meios de transporte
· Meios de comunicação
· Transito
· Trabalho
· Datas comemorativas
· Zona rural
· Zona urbana
· Reino da natureza
· Relevo
· Clima
· Rio
· Vegetação
· Indústria
· Comercio
· Hinos
2º Ciclo 2ª Fase
- Da extração à plantação:
· A árvore que virou riqueza- as primeiras feitorias;
· A riqueza do açúcar- a dura rotina de trabalho nos engenhos;
· Entradas e bandeiras;
· A descoberta do ouro:
· O trabalho nas minas.
· Tropeiros abastecem as minas;
· Brasil: de colônia a império:
· O império luso-brasileiro - Dom João VI no Brasil.
· O Primeiro Reinado - O Brasil torna-se independente;
- Império do café:
· Da Regência ao Segundo Reinado – a construção da identidade nacional.
· A cultura do café – inovações no Império do café.
- Brasil de Império a República:
· O fim da Monarquia – a crise da Monarquia e o nascimento da República.
· O Brasil Republicano- o Brasil se moderniza.
- Da República Velha à era Vargas
· A República Velha(1889 – 1930)- mudanças econômicas e sociais na República Velha.
- A Ditadura do Estado Novo (1937 – 1945)
- Da ditadura militar à redemocratização:
· A ditadura militar – O Brasil governado pelos militares.
· O retorno da democracia - a abertura política e a volta `a democracia; o Brasil na era da globalização.
2º CICLO 3ª FASE
Conceito de História;
Origem e Evolução dos Seres Humanos;
O povoamento da América;
Civilizações Antigas;
A crise do Império Romano.
3º CICLO 1ª FASE
A Formação da Europa Feudal;
O Mundo Oriental;
Mudanças na Europa;
A expansão Marítima;
As civilizações Americanas e a Exploração dos Impérios Coloniais;
O Brasil Colonial.
3º CICLO 2ª FASE
O Absolutismo;
A época Áurea no Brasil;
A Revolução Industrial;
Revoluções na América e na Europa;
A Independência do Brasil e o Primeiro Reinado;
Brasil: da Regência ao Segundo Reinado;
8ª SÉRIE
A Primeira Guerra Mundial;
Brasil: Primeira República;
Entre Duas Guerras;
A Era Vargas;
A Segunda Guerra Mundial;
Brasil: 1954-1964;
A Guerra Fria;
Brasil: 1964-1985;
A Democratização Política do Brasil;
O Oriente e a Ásia;
Brasil: Trabalho, Riqueza, Relações Comerciais com o Exterior, Pluralidade Cultural;
Desafios do Mundo Atual.
CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
1º Ciclo 1ª Fase
- Vogais;
- Alfabeto;
- Junções de Vogais;
- Sílabas Simples e complexas;
- Escrita e leitura do próprio nome, dos colegas e da professora;
- Tipologia textual;
- Leitura diária de textos literários pelo professor;
- Roda de conversa;
- Roda de Biblioteca (empréstimo de livros);
- Leitura, escrita e produção textual coletiva.
1º Ciclo 2ª Fase
- Vogais e consoantes nas quatro formas;
- Encontros vocálicos;
- Alfabeto nas quatro formas;
- Encontros consonantais;
- Silabas simples e complexas (palavras chaves e famílias silábicas);
- Leitura;
- Diversidades textuais (fábulas, lendas, contos, parlendas, trava língua, músicas, quadrinhos e poemas);
- Produções de palavras, frases e pequenos textos;
- Ortografia;
- Compreensão de texto: informativos, códigos, instruções, logotipos;
- Substantivo: próprio e comum, sinônimos e antônimos, gêneros e números;
- Produção e interpretação de textos oral e escrita;
- Linguagem não verbal e verbal;
- Pontuação;
- Números de sílabas – noção.
1º Ciclo 3ª Fase
- O alfabeto e ordem alfabética
- Uso do dicionário
- Encontro vocálico e consonantal
- Dígrafos
- Divisão silábica.
- Sinônimo e antônimo.
- Classificação do substantivo quanto ao número, gênero, grau.
- Substantivo próprio e comum.
- Substantivo coletivo.
- Artigo definido e indefinido.
- Divisão silábica.
- Classificação da palavra quanto ao número de sílabas.
- Sílabas tônicas.
- Localização da sílaba tônica.
- Tipos de frases (afirmativa, negativa, interrogativa, exclamativa).
- Uso da vírgula
- Sinais de pontuação (vírgula, dois pontos e travessão)
- Sinais de acentuação (agudo, circunflexo, til)
- Adjetivo.
- Pronomes pessoais do caso reto.
- Verbo.
- Tempos verbais.
- Ortografia
· Produção Textual
2º Ciclo 2ª Fase
· Cópia, leitura e interpretação de diferentes tipos de gênero textuais: Conto, carta, fábula, poema, canção, história em quadrinho, crônicas, notícia e receita, etc;
· Produzir textos diversificados, fatos narrados ou vivenciado, terminar a história iniciada, mudar o final da história, escrever cartas, bilhetes e anúncios, etc.
· Encontros vocálicos e consonantais;
· Acentuação;
· Pontuação;
· Silaba tônica;
· Tipos de frases;
· Frase e oração;
· Sinônimos, antônimos e homônimos;
· Substantivo: próprio, comum, coletivo, composto, primitivo e derivado;
· Artigos;
· Gênero, número e grau do substantivo;
· Adjetivo, locução adjetiva e adjetivo pátrio, grau do adjetivo;
· Advérbios;
· Pronomes de: tratamento, possessivo, demonstrativo e indefinido;
· Verbos;
· Numerais;
· Conjunção dos verbos regulares;
· Conjunção do verbo (pôr, ter, ser, haver, estar);
· Sujeito e predicado;
· Preposição e crase;
- Interjeição;
- Ortografias
2º CICLO 3ª FASE
CONTEÚDOS GRAMATICAIS
- Fonema e letra
- Encontro consonantal
- Dígrafo
- Encontro vocálico
- A sílaba e sua estrutura
- Há ou a
- Mas ou mais
- Substantivo – conceito e classificação
- Substantivo - flexão
- Linguagem formal e informal
- Adjetivo – conceito e classificação
- Adjetivo - flexão
- Artigo
- Acentuação gráfica
- Pronome pessoal
- Pronome possessivo
- Pronome demonstrativo
- Pronome interrogativo
- verbo
PRODUÇÃO TEXTUAL
- texto narrativo: história de aventura
- bilhete
- convite
- mitologia – pesquisa e produção
- cartão e cartão-postal
- texto narrativo: Fábula
- texto narrativo: Anedota
- texto narrativo: História
- texto instrucional: Receita
- Jogral
- Dramatização
- Cartaz
- Texto publicitário: Folheto desdobrável (folder)
- Artigo de opinião
- Texto narrativo: Notícia
- Poema
- Acróstico
- Texto publicitário: Comercial para televisão
- Texto epistolar: Carta pessoal
- Texto narrativo: Lenda
- Texto epistolar: Carta de solicitação
- Texto narrativo: Biografia
- Texto expositivo: Esquema
- Poema para um caderno de recordações
3º CICLO 1ª FASE
- Palavras: mas, mais, más.
- Gírias
- Verbo (flexões)
- Verbo (classificação)
- Pronome indefinido
- Pronome relativo
- Mal/ Mau
- Flexão verbos regulares
- Verbos auxiliares
- Acento diferencial
- Verbos irregulares
- Advérbios
- Pontuação (uso da vírgula)
- Interjeição
- Pontuação (demais)
- Linguagem oral e escrita
- Palavras onde, aonde e donde.
- Preposição
PRODUÇÃO TEXTUAL
· Texto narrativo: Descrição de personagem em uma história
· Texto narrativo: Descrição de objeto em uma história
· Texto narrativo: Descrição de paisagem em uma história
· Requerimento
· Poema
· Dramatização
· Entrevista
· Texto narrativo: O discurso na construção de uma história
· Paródia
· Texto argumentativo: Debate
· Canção
· Relato: Diário
· Texto publicitário: Slogan
· Poema narrativo
· Texto jornalístico: Notícia
· Texto jornalístico: Telejornal
· Provérbios
· Texto narrativo: Parábola
· Texto publicitário: Jingle
· Texto narrativo: História em quadrinhos
· Texto narrativo: Conto
· Texto narrativo: Lenda
3º CICLO 2ª FASE
TEXTOS VISUAIS
· Domenico Zampieri: O sacrifício de Isaac;
· Laurence Slephen Lowry: Saindo da fabrica;
· Michelangelo Merisi de Caravaggio: A dúvida de Tomé;
· Jean-François Millet: As respigadeiras;
LEITURA E INTERPRETEAÇÃO DE TEXTO
· Claúdia de Castro lima: Vão acabar comigo?
· Contardo Calligaris: Preocupações de pais de adolescente;
· Carlos Eduardo Novaes: A idade da pedra;
· Roldão Arruda: A cabeça dos nossos jovens:
· Jacob needleman: Dinheiro não traz felicidade;
· Ivan Ângelo: Receita de felicidade;
· Darlene Menconi; Como ser Feliz;
· Arnaldo Antunes e Carlinhos Brawn: O Silêncio;
· Cristiana Baptista: Síndrome do excesso de informação;
· Dom Tapscott: A rede está melhorando os jovens;
· Luis Fernando Veríssimo: Tecnologia;
· Leandro Steiw: Viver vai ser divertido;
· Mariana Caruso e Rita Moraes: Ter ou não ser;
· Afonso Lopes: Cada um na sua;
· Affonso Romano de San`Anna: A ilusão do fim de semana;
· Juliana Lopes: Cada um na sua;
· Affonso Romano de San`Anna: O incêndio de cada um;
· Carlos Drumond de Andrade: O medo;
· Leonardo Boff: Nós somos águias!;
· Ignácio de Loyola Brandão: O homem cuja orelha cresceu;
· Ariano Suassana: O santo e a porca;
· Diego Schelp: O aquecimento global;
· Darlene Menconi e Francisco Alves Filho: O futuro começou;
· Jerônimo Texeira; O radical da água;
· Rodrigo Cavalcante: A cara do brasileiro;
GRAMÁTICA
· Frases, oração e período;
· Palavras derivadas;
· Conjugação, loc. Conjuntiva, tipos de conjunção;
· Substantivo, pronome, verbo, sujeito e predicado (morfossintaxe);
· Tipos de sujeito: (Simples, composto, desinencial), substantivo pronomes e palavras substantivadas;
· A palavra “porque” e suas variações;
· Sujeito indeterminado;
· Verbo haver? Oração sem sujeito;
· Tipos de verbos (verbo de ligação, verbo intransitivo, verbo transitivo direto ou indireto) e predicados (nominal, verbal, verbo-nominal);
· Agente da passiva, adjunto adnominal (morfossintaxe);
· Onde e aonde;
· Complemento nominal, aposto e vocativo;
PRODUÇÃO DE TEXTO
- Narrativo: Historia com discurso direto e indireto;
- Argumentação: Artigo de opinião e debate;
- Informativo; Entrevista;
- Jornalísticos: Reportagem, notícia artigo de opinião;
- Argumentativo: Manifesto;
- Crônica;
- Persuasivo: Poema, poesia e prosa;
- Epistolar: Carta pessoal e carta comercial;
- Expositivo: Relatório;
- Jornalístico: Telejornal;
- Persuasivo: Anúncio;
- Paráfrase;
- Narrativo: História com narrador onisciente;
8ª SÉRIE
· Frase, oração e período.
· Conjunções coordenativas e subordinativas (revisão)
· Tipos de frase
· Classificação das orações e períodos
· Orações coordenadas: conceito e classificação
· Orações coordenadas:
§ sindéticas
§ assindéticas
· Pronomes Relativos
· Orações Subordinadas Adjetivas: conceito e classificação
· Revisão dos advérbios
· Orações Adverbiais: conceito e classificação
· Revisão dos termos essenciais da oração
· Orações subordinadas substantivas: conceito e classificação
· Figuras de linguagens
Ø Alguns conceitos da Nova Norma Ortográfica do Português.
Ø Produção Textual:
· Coerência e coesão textual
· O conto
· Textos dissertativos
· Textos argumentativos
· A reportagem
· A notícia
· O ofício
· O resumo
· Poema e poesia
· Crônicas
CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA
1º Ciclo 1ª Fase
- Números Naturais;
- Conhecendo os sinais;
- Ordem crescente e decrescente;
- Adição e subtração;
- Problemas do tipo padrão, lógicos e recreativos;
- Sistema de Numeração Decimal;
- Dúzia, unidades e dezenas;
- Números pares e impares;
- Ordinal ate 10;
- Medidas;
- Horas exatas;
- Geometria;
- Cores primárias e secundárias;
- Gráficos, tabelas e Malha Quadriculada;
- Jogos de raciocínio e lógica.
1º Ciclo 2ª Fase
- Cor – forma- tamanho- espessura- posição;
- Conjuntos : conceitos;
- As quatro operações fundamentais (situações problemas);
- Numerais;
- Dúzia - dobro- triplo;
- Ordens e classes até a 3ª casa (C D U);
- Números pares ímpares;
- Antecessor e sucessor;
- Números ordinais ate 20;
- Noção de medidas (tempo, comprimento, capacidade e massa);
- Sistema Monetário Brasileiro;
- Agrupamento de quantidades;
- Calculo Mental;
- Geometria;
- Calendário;
1º Ciclo 3ª Fase
- Sistema de numeração decimal.
- Números de 0 a 1000.
- Centenas, dezenas e unidades
- Ordem crescente e decrescente
- Pares e ímpares.
- Sucessor e antecessor de um número.
- Noções de estatística.
- Identificando o milhar.
- Numerais Ordinais.
- Dobro e triplo
- Operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão.
- Adição com três reservas.
- Subtração com dois recursos.
- Medidas de tempo: hora, meia hora e minutos; ano, mês, semana, dia.
- Medidas de comprimento: metro e centímetro.
- Medidas de massa: quilograma.
- Operando a multiplicação de: 2 a 9.
- Dividindo centenas, dezenas e unidades.
- Operando a divisão com resto.
- Cálculos envolvendo o sistema monetário.
- Situações-problema envolvendo as quatro operações.
- Operações inversas das quatro operações.
- Simetria.
- Figuras geométricas planas.
2º Ciclo 2ª Fase
· Calculo Mental;
· Problemas de Cálculos
· Igualdade e Semelhança de Figuras geométricas
· Multiplicação e divisão;
· Padrões geométricos e numéricos
· Números com vírgula
· Média Aritmética
· Frações
· Expressões numéricas
· Simetria
· Estimativas
· Unidades de metida
· Ângulos
· Números Decimais
· Estatística
· Expressões numéricas e Problemas
· Medida de Massa
· Frações Equivalentes
· Problemas
2º CICLO 3ª FASE
· Números
· Formas espaciais
· Operações e problemas
· Ângulos
· Potências
· Polígonos
· Divisibilidade
· Números racionais
· Medidas de comprimento e de massa
· Áreas e volumes.
3º CICLO 1ª FASE
· Aritmética prática: médias
· Medindo massas
· Ângulos
· Aprofundando o estudo das frações – adição e subtração
· Conexões matemáticas
· Polígonos, ângulos, ladrilhos e pavimentos
· Radiciação: a sexta operação
· Números negativos
· Quantidades desconhecidas e as equações
· Representações gráficas
· Proporcionalidade
· Geometria e proporcionalidade
· Multiplicação e divisão de números racionais
3º CICLO 2ª FASE
· Medidas de capacidade e volume
· Os símbolos e os códigos
· A linguagem da matemática
· Área de figuras planas
· Varia variável, varia
· Algebra: calculando com letras
· Polinômios
· Sistema de equações
· Curvas maravilhosas
8ª SÉRIE
· Revisitando os conjuntos numéricos
· Potenciação
· Cálculo da raiz
· Simplificação de radicais
· Potência de expoente fracionário
· Introdução de fator
· Adição e subtração de radicais
· Multiplicação e divisão de radicais
· Potenciação
· Racionalização
· Equação do 2º grau
· Gráficos
CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS
1º CICLO 1ª FASE
- Corpo Humano;
- Órgãos do Sentido;
- Hábitos de Higiene;
- Seres Vivos e não vivos;
- Os animais;
- As plantas;
- O dia e a noite;
- O sol e a Chuva;
- Estações do ano;
- Meio ambiente;
- Dengue;
- Tempo.
1º CICLO 2ª FASE
· Sol, lua e terra;
· Movimento de rotação e translação;
· Órgãos do sentido;
· Seres vivos e não vivos;
· Plantas e animais;
· Alimentação;
· Higiene e saúde;
· As partes do corpo humano;
· Meio Ambiente;
· Vacinas;
· Lixo;
· Água;
1º CICLO 3ª FASE
- Terra e Universo;
- Vento;
- Solo;
- Água e Saúde;
- Separação dos materiais;
- Meio Ambiente;
- Seres Vivos;
- Reprodução;
- Corpo Humano.
2º CICLO 2ª FASE
· .Ar poluído: a Terra em perigo;
· .Os seres vivos e suas relações com o ambiente.
· Reconhecer que a composição do ar foi alterada pelo ser humano com o passar dos anos;
· Identificar a presença de gases poluentes no campo por causa das queimadas;
· Reconhecer os gases poluentes da cidade, seus causadores e os malefícios à saúde dos seres vivos;
· Compreender o fenômeno de formação da chuva ácida, do efeito estufa e suas conseqüências ambientais.
· Compreender a importância da camada de ozônio para o planeta e as conseqüências causadas pela sua destruição;
· Identificar alternativas de combate à poluição do ar, individuais ou coletivas;
· Reconhecer que os seres vivos estão adaptados às condições do ambiente em que vivem;
· Compreender a definição do termo ecossistema, reconhecendo as relações que nele ocorrem, identificando as condições necessárias para que se mantenha em equilíbrio;
· Identificar num ecossistema fatores bióticos e abióticos;
· Reconhecer alguns fatores que podem ocasionar desequilíbrio na vida vegetal e animal;
· Identificar a camuflagem dos seres vivos como um meio de proteção dos predadores e de ataque às presas.
· Nosso corpo organização e funcionamento;
· Corpo humano: regulação, reprodução e manutenção da vida.
· Compreender que, a partir de um conjunto de células com a mesma função, forma- se o tecido, o conjunto de tecido forma um sistema, e o conjunto de sistemas forma o organismo:
· Concluir que o corpo é formado por sistemas integrados e que sua separação é feita para facilitar o estudo;
· Conhecer os órgãos que formam um sistema e as funções exercidas por eles.
· Conscientizar- se de que no sistema digestório ocorrem transformações físicas e químicas;
· Compreender que no sistema digestório o processo de digestão passa por diversas etapas, iniciando- se na boca e terminando no intestino delgado;
· Identificar as partes do sistema nervoso e suas funções, reconhecendo que algumas ocorrem independentemente da nossa vontade;
· Concluir que os órgãos dos sentidos captam mensagens devido à integração com o sistema nervoso e que os mesmos são responsáveis pela nossa interação com o mundo exterior
· Reconhecer os órgãos que compõem os sistemas genitais masculino e feminino;
· Compreender que as transformações que ocorrem no menino e na menina durante a puberdade se dão devido a fatores que determinam o desenvolvimento característico de cada sexo.
· Tipos de energia.
· A energia elétrica.
· Identificar as transformações de energia que ocorrem no dia a dia;
· Reconhecer as formas de produção de calor:
· Reconhecer que o calor pode ser obtido por meio da combustão;
· Compreender o princípio de conservação energético, isto é, que a energia não pode ser criada nem destruída, mas transformada;
· Identificar os elementos necessários para que uma combustão aconteça;
· Identificar materiais que são bons e maus condutores de calor;
· Identificar as transformações de energia nos animais e vegetais;
· Reconhecer a principal forma de energia presente em uma cadeia alimentar, transferida de um ser para outro;
· Identificar as diferentes formas de obtenção de energia;
· Reconhecer três tipos de usinas produtoras de energia elétrica: hidrelétrica, termelétrica e nuclear;
· Compreender o significado de corrente elétrica e circuito elétrico;
· Compreender como pilhas e baterias funcionam;
· Compreender o que são materiais condutores e isolantes de eletricidade;
· Identificar e interpretar situações do dia a dia, relacionadas à eletricidade, que possam representar perigo, e os cuidados que devem ser tomados.
2º CICLO 3ª FASE
· Elementos do universo;
· Planeta Terra;
· Intemperismo e erosão;
· Rochas;
· Solo e vida;
· Lixo;
· Estudo da água;
· Estudo do ar;
· Tempo e clima.
3º CICLO 1ª FASE
· Célula;
· Características gerais dos seres vivos;
· Elementos da biosfera;
· Biomas brasileiros;
· Períodos geológicos e os seres vivos;
· Classificação dos seres vivos;
· Reino monera;
· Reino protista;
· Os vírus;
· Reino dos fungos;
· Reino das plantas;
· Reino dos animais;
3º CICLO 2ª FASE
A organização do corpo humano
Ser humano com muito prazer;
A célula uma visão geral;
Divisão Celular
Níveis de organização do corpo humano;
A Reprodução
O sistema genital masculino e feminino;
Como nascemos;
Corpo, mente e coração: os cuidados na adolescência;
Métodos anticoncepcionais e doenças sexualmente transmissíveis;
A vida continua Mendel e as transmissões das características;
As funções de nutrição;
A importância dos Alimentos;
Alimentação saudável;
A digestão, a respiração a circulação e a excreção;
Funções de relação com o ambiente;
Locomoção: ossos e músculos;
Os sentidos;
A coordenação das funções orgânicas
O sistema nervoso;
O sistema Endócrino;
8ª Série
Conceitos básicos de física e de química: |
Matéria e energia;
Energia: fontes e Transformações;
Medições e unidades de medida;
Matéria: estados físicos e propriedades;
Estudo da Física
O movimento;
As leis de Newton;
A gravitação Universal;
O trabalho das máquinas;
Energia mecânica;
Temperatura e calor;
As ondas e o som;
As ondas e a luz;
Instrumento ópticos;
Eletricidade;
Magnetismo;
Estudo da Química:
O átomo: estrutura e identificação;
A tabela periódica dos elementos químicos;
As ligações químicas;
Substâncias e mistura;
Funções Químicas: Ácidos e bases;
Funções Químicas: sais e óxidos;
Reações Químicas;
Ligações Químicas;
Químicas inorgânica e orgânica
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Objetivos:
O Ensino Fundamental II seguimento (EJA - Educação de Jovens e Adultos) objetiva, através de conteúdos, metodologias e formas de acompanhamento e avaliação a que o aluno demonstre:
· Domínio dos princípios científicos e tecnológicos que precede as modernas formas de produção;
· Conhecimentos das formas contemporâneas de linguagem;
· Domínio dos conhecimentos de ciências humanas e ambientais necessários ao exercício da cidadania.
· Integração e Seqüência dos Componentes Curriculares do Ensino Fundamental II Seguimento da (EJA - Educação de Jovens e Adultos).
· Através da verticalidade e da horizontalidade, haverá a integração e a seqüência dos componentes curriculares da EJA, Ensino Fundamental II seguimento, abordadas nos planos escolares e com amplas discussões nos planejamento e reuniões, sempre com embasamento nas diretrizes traçadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN.
Os temas transversais serão trabalhados em todas as séries do Ensino Fundamental II Seguimento da EJA, favorecendo e complementando a formação do cidadão e levando à construção do conhecimento, seja em termos de conteúdos, seja em termos de
Nenhum comentário:
Postar um comentário