Período Noturno
Ensino Fundamental
Educação de Jovens e Adultos – 2º Segmento
Educação de Jovens e Adultos | 1ª FASE | 2ª FASE | 3ª FASE | ||||
Área do Conhecimento | Componentes Curriculares | CS | CHAN | CS | CHAN | CS | CHAN |
Linguagem | Educação Física | 1 | 40 | 1 | 40 | 1 | 40 |
Língua Estrangeira Moderna – Espanhol | | | | | | | |
Língua Estrangeira – Inglês | 1 | 40 | 1 | 40 | 1 | 40 | |
Língua Portuguesa | 4 | 160 | 4 | 160 | 4 | 160 | |
Arte | 1 | 40 | 1 | 40 | 1 | 40 | |
Sub – Total Área: | 7 | 280 | 7 | 280 | 7 | 280 | |
Ciências Naturais e Matemática | Ciências | 3 | 120 | 3 | 120 | 3 | 120 |
Matemática | 3 | 120 | 3 | 120 | 3 | 120 | |
Sub – Total Área: | 6 | 240 | 6 | 240 | 6 | 240 | |
Ciências Humanas | Educação Religiosa | 1 | 40 | 1 | 40 | 1 | 40 |
Geografia | 3 | 120 | 3 | 120 | 3 | 120 | |
História | 3 | 120 | 3 | 120 | 3 | 120 | |
Sub – Total Área: | 7 | 280 | 7 | 280 | 7 | 280 | |
| Totais Gerais | 20 | 800 | 20 | 800 | 20 | 800 |
Legendas: CS – Carga Horária Semanal Coletiva ou Presencial
CHAN – Carga Horária Anual
Conteúdos por Disciplina e Nível de Conhecimento
ENSINO FUNDAMENTAL II SEGMENTO – EJA
CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA
Oferecer ao aluno:
- desenvolvimento do espírito crítico para a formação do cidadão;
- aplicação prática e desenvolvimento do raciocínio;
- conceito de funções e a necessidade do símbolo para facilitar a comunicação.
CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Oferecer ao aluno:
- refletir sobre a função do humor: discutir, criticar, transformar;
- desenvolver estratégia de leitura;
- comparar textos;
- aprimorar a leitura oral;
- debater temas propostos;
- ler por prazer;
- produzir textos narrativos, fazendo uso dos tipos de discurso.
CONTEÚDOS DE LÍNGUA INGLESA
Oferecer ao aluno:
- oportunidade para ter contato com a língua, a partir da própria realidade;
- a possibilidade de usar a língua como instrumento de maior visão do mundo globalizado;
- a possibilidade de ter despertado o interesse pela língua, dando-lhe oportunidade de crescer profissionalmente, valorizando o inglês e tendo o mesmo prazer em aprender.
CONTEÚDOS DE ARTES
Oferecer ao aluno:
Possibilitar a vivência e a reflexão sobre experiências artísticas e estéticas articuladas com finalidades mais amplas da educação, entre as quais:
- preparação para o trabalho;
- desenvolvimento da sensibilidade;
- formação do indivíduo/cidadão contemporâneo;
- compreender a realidade, para humanização da vida e para a construção da cidadania.
CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA
Oferecer ao aluno:
- Espaço/Tempo - Espaço produzido - Espaço representado;
- Continentes - Localizações - Orientações - Paisagem;
- Regiões - meio-Ambiente - População;
- Relações socioculturais;
- Diferenças econômicas e culturais;
- Sociedade moderna e econômica;
-Atividade industrial;
- Comercio, transporte e comunicações;
CONTEÚDOS DE HISTÓRIA
Oferecer ao aluno:
- O que é História;
- A Pré-História;
- O começo da História;
- O Egito antigo;
- Grécia antiga;
- O Cristianismo;
- Idade Média;
- O renascimento cultural;
- Reforma protestante e a Contra-Reforma Católica;
- As Colonizações;
- A Mineração;
CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS
Oferecer ao aluno:
- Seres Vivos;
- As Plantas;
- Os animais;
- Ecologia;
- Teia Alimentar;
- Meio Ambiente;
- Rochas e Solo;
- Riquezas Naturais;
- Água – Ar – Universo;
- Energia;
CONTEÚDOS DE ENSINO RELIGIOSO
Oferecer ao aluno:
- Ética e Inclusão Social;
- Ética e Dignidade humana;
- Ética, Violência e Exclusão Escolar;
- Convivência Democrática;
- Diversidade e convivência democrática;
- Direitos Humanos;
- Cidadania e Direitos Humanos;
- Inclusão Social;
- Identidade, diferenças e o paradigma de inclusão;
- Descaso Social;
ENSINO MÉDIO
Objetivos:
De acordo com o art. 35 da LDBEN, o ensino médio tem como objetivos:
I. a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
II. a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
III. o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
IV. a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.
Matriz Curricular
Período Diurno
Ensino Médio
Ensino Médio | 1ª Ano | 2ª Ano | 3ª Ano | ||||
Área do Conhecimento | Componentes Curriculares | CS | CHAN | CS | CHAN | CS | CHAN |
Linguagem, códigos e suas Tecnologias | Educação Física | 1 | 40 | 1 | 40 | 1 | 40 |
Língua Estrangeira Moderna – Espanhol | 1 | 40 | 1 | 40 | 1 | 40 | |
Língua Estrangeira – Inglês | 1 | 40 | 1 | 40 | 1 | 40 | |
Língua Portuguesa | 3 | 120 | 3 | 120 | 3 | 120 | |
Arte | 1 | 40 | 1 | 40 | 1 | 40 | |
Sub – Total Área: | 7 | 280 | 7 | 280 | 7 | 280 | |
Ciências Naturais e Matemática e suas Tecnologias | Biologia | 1 | 40 | 1 | 40 | 1 | 40 |
Física | 2 | 80 | 2 | 80 | 2 | 80 | |
Matemática | 3 | 120 | 3 | 120 | 3 | 120 | |
Química | 2 | 80 | 2 | 80 | 2 | 80 | |
Sub – Total Área: | 8 | 320 | 8 | 320 | 8 | 320 | |
Ciências Humanas e suas Tecnologias | Filosofia | 1 | 40 | 1 | 40 | 1 | 40 |
Geografia | 2 | 80 | 2 | 80 | 2 | 80 | |
História | 2 | 80 | 2 | 80 | 2 | 80 | |
Sociologia | 1 | 40 | 1 | 40 | 1 | 40 | |
Sub – Total Área: | 6 | 240 | 6 | 240 | 6 | 240 | |
| Totais Gerais | 21 | 840 | 21 | 840 | 21 | 840 |
Legendas: CS – Carga Horária Semanal Coletiva ou Presencial
CHAN – Carga Horária Anual
Período Noturno
Ensino Médio
Ensino Médio | 1ª Ano | 2ª Ano | 3ª Ano | ||||
Área do Conhecimento | Componentes Curriculares | CS | CHAN | CS | CHAN | CS | CHAN |
Linguagem, códigos e suas Tecnologias | Educação Física | 1 | 40 | 1 | 40 | 1 | 40 |
Língua Estrangeira Moderna – Espanhol | 1 | 40 | 1 | 40 | 1 | 40 | |
Língua Estrangeira – Inglês | 1 | 40 | 1 | 40 | 1 | 40 | |
Língua Portuguesa | 3 | 120 | 3 | 120 | 3 | 120 | |
Arte | 1 | 40 | 1 | 40 | 1 | 40 | |
Sub – Total Área: | 7 | 280 | 7 | 280 | 7 | 280 | |
Ciências Naturais e Matemática e suas Tecnologias | Biologia | 1 | 40 | 1 | 40 | 1 | 40 |
Física | 2 | 80 | 2 | 80 | 1 | 40 | |
Matemática | 2 | 80 | 3 | 120 | 3 | 120 | |
Química | 2 | 80 | 1 | 40 | 2 | 80 | |
Sub – Total Área: | 7 | 280 | 7 | 280 | 7 | 280 | |
Ciências Humanas e suas Tecnologias | Filosofia | 1 | 40 | 1 | 40 | 1 | 40 |
Geografia | 2 | 80 | 2 | 80 | 2 | 80 | |
História | 2 | 80 | 2 | 80 | 2 | 80 | |
Sociologia | 1 | 40 | 1 | 40 | 1 | 40 | |
Sub – Total Área: | 6 | 240 | 6 | 240 | 6 | 240 | |
| Totais Gerais | 20 | 800 | 20 | 800 | 20 | 800 |
Legendas: CS – Carga Horária Semanal Coletiva ou Presencial
CHAN – Carga Horária Anual
Conteúdos por Disciplina e Nível de Conhecimento
CONTEÚDOS DE ARTES
Ensino Médio
l Ilusão cromática
l Malhas-fractais
l Desenho
l Pintura
l Dança
l História da arte
l Períodos da arte
l Obras de arte
l Grandes artistas
l Tipos de arte
l Origami
l Símbolos nacionais
l Histórias em quadrinhos
l Pirâmides, cubos e estrelas
l Caleidociclos
l Teatro
l Exposição de arte visual: equilíbrio, movimento, e ritmo
l Paródia
l Passos importante da arte
l A mulher na arte
l As brasileirinhas
l Tipos de arte
l Criar e montar uma estória
CONTEÚDOS DE INGLÊS
1º Ano:
- Verbs
- to cook, to play, to do, to make, to finish, to try
- to need, to speak, to drink, to eat, to want, to work, to smoke, to like, to go, to study, to sleep, to have, to understand, to buy, to sell
- to help, to know, to read, to write, to open, to close, to live, to prefer, to start, to come, to say, to stay
- to visit, to talk, to take, to wash, to learn
- Expressions
- Grammar
- simple present (affirmative, negative and interrogative form)
- 3ª pessoa do singular no simple present (affirmative, negative and interrogative form)
- uso do verbo auxiliar DO/ DON’T and DOES/ DOESN’T
- interrogative words (what, where, when, what time, how, how many, how much)
- Days of the week
- adjectives;
- articles;
- uso do IN THE/ AT;
- rotina de trabalho/ estudo (in the morning, in the afternoon, in the evening, at night)
- Numbers (0-1000)
- personal pronouns
- hours
- uso do verbo HAVE na 3ª pessoa do singular
- demonstrative pronouns: THIS/ THAT
- plural of nouns
- conjugação do verb TO BE
- affirmative, negative and interrogative form of the verb TO BE
- advérbios
- pronomes oblíquos
2º Ano:
- Verbs
- to need/ needed, to speak/ spoke, to drink/ drank, to eat/ ate, to like/ liked, to study/ studied, to sleep/ slept, to go/ went, to buy/ bought, to sell/ sold, to have/ had, to understand/ understood, to want/ wanted, to work/ worked, to smoke/ smoked, to play/ played
- to help/ helpened, to know/ knew, to read/ read, to write/ wrote, to open/ opened, to close/ closed, to live/ lived, to prefer/ prefered, to start/ started, to come/ came, to say/ said, to stay/ stayed
- to do/ did, to cook/ cooked, to visit/ visited, to finish/ finished, to pay/ paid, to put/ put, to wait/ waited, to sing/ sang, to wash/ washed, to talk/ talked, to learn/ learned, to take/ took
- to think/ thought, to bring/ brought, to leave/ left, to travel/ traveled, to look/looked, to see/ saw, to give/ gave, to clean/ cleaned, to drive/ drove, to arrive/ arrived, to forget/ forgot, to remember/ remembered
Expressions
- Grammar
- past tense (affirmative, negative and interrogative form)
- why/ because
- Adjetivos
- Months of the year
- REVIEW - - simple present (affirmative, negative and interrogative form)
- 3ª pessoa do singular no simple present (affirmative, negative and interrogative form)
- uso do verbo auxiliar DO/ DON’T and DOES/ DOESN’T
- interrogative words (what, where, when, what time, how, how many, how much)
- conjugação do verb TO BE
- affirmative, negative and interrogative form of the verb TO BE
- It’s sunny, It’s rainy, It’s foggy, It’s cloudy, It’s windy, It’s snowy
- Years
- How old ...?
- advérbio de intensidade (never)
- Past tense verb TO BE (affirmative, negative and interrogative form)
- treatment pronouns
3º Ano:
- Verbs
- to walk/ walked, to invite/ invited, to make/ made, to call/ called, to ask/ aske, to answer/ answered, to lock/ locked, to stand up/ stood up, to love/ loved, to dance/ danced, to send/ sent, to watch/ watched
- to run/ ran, to stop/ stopped, to use/ used, to save/ saved, can/ could
- shoud, must, will/ will not (won’t)
- would, going to
Expressions
- Grammar
- possessive case
- there is/ There are
affirmative, negative and interrogative form
- there was/ there were
affirmative, negative and interrogative form
- regular and irregular verbs
- demonstratives (this/that/these/those)
- verbo can – present tense
affirmative, negative and interrogative form
- verbo can – past tense
affirmative, negative and interrogative form
- verb should (dever- como conselho)
affirmative, negative and interrogative form
- verb must (obrigação imposta)
affirmative, negative and interrogative form
- ordinal numbers
- future- will/ will not
- ordinal numbers
- verb would like (gostaria)
Affirmative, negative and interrogative form
- gerund
CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Os conteúdos de Educação Física permeiam todo o Ensino Médio variando unicamente o grau de intensidade, e de técnica exigida do aluno.
· Voleibol
· Handebol
· Basquetebol
· Futsal
· Futebol
· korfebol
· Jogos
· Ginásticas
· Danças
· Teatro
· Música
· Xadrez
CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA
1º Ano:
FRONTEIRAS NATURAIS
· Espaço geográfico, lugar e paisagem;
· A representação do espaço geográfico: cartografia;
· A formação do espaço natural: placas tectônicas e estrutura geológica;
· A formação do espaço natural: dinâmica interna e externa;
· O espaço brasileiro: relevo e estrutura geológica;
· A erosão e a contaminação dos solos;
· As fronteiras naturais do mundo;
· As fronteiras naturais do Brasil;
· Impactos ambientais em biomas brasileiros;
· A atmosfera e a poluição do ar atmosférico;
· O espaço natural brasileiro: clima;
· Água: escassez e poluição;
· O espaço brasileiro: a hidrografia;
FRONTEIRAS POLÍTICAS: O ESTADO - NAÇÃO:
· Estado- Nação, território e fronteiras políticas;
· Nacionalismo, separatismo e minorias étnicas;
· Terrorismo, religião e soberania;
· Oriente Médio: território e territorialidade;
· A formação do território brasileiro;
· O território brasileiro: posição geográfica e territorialidade;
· Organização político-administrativa e divisão regional do Brasil.
2º Ano:
FRONTEIRAS HUMANAS: A POPULAÇÃO DO BRASIL E DO MUNDO:
· Crescimento demográfico: população mundial e do Brasil;
· Características da população mundial;
· A globalização da pobreza: desigualdades e novas migrações;
· Características da população brasileira;
· Brasil: migrações internas e internacionais;
· O processo de urbanização no mundo e no Brasil;
· Urbanização e crescimento urbano: metrópoles, megalópoles e megacidades;
FRONTEIRAS ECONÔMICAS: AS MARCAS DAS DESIGUALDADES:
· O capitalismo e a divisão internacional do trabalho (DIT);
· O mundo bipolar: a guerra fria;
· A economia – mundo;
· O subdesenvolvimento;
· América Latina;
· África;
· China: potência do século XXI?
· Austrália e Nova Zelândia;
· Estados Unidos, a superpotência mundial;
FRONTEIRAS TECNOLÓGICAS: PROGRESSO E EXCLUSÃO:
· A evolução da atividade industrial no mundo;
· A indústria nos países desenvolvidos (I): Reino Unido, França, Itália e Alemanha;
· A indústria nos países desenvolvidos (II): Canadá e Japão;
· Países subdesenvolvidos industrializados;
· Brasil, país subdesenvolvido industrializado;
· A indústria no Brasil.
3º Ano:
- ORIENTE MÉDIO.
- EUROPA.
- RÚSSIA.
- ÁSIA DE MONÇÕES
- ÁFRICA.
- CONTINENTE NORTE AMERICANO.
- AMÉRICA LATINA.
- AUSTRÁLIA E NOVA ZELÃNDIA.
- BRASIL.
- MATO GROSSO DO SUL.
CONTEÚDOS DE HISTÓRIA
1º Ano:
Introdução à história
- Diferentes concepções de história.
- Tempo histórico.
- Fontes históricas.
- Papel do historiador.
- Periodização histórica.
- A conquista da terra.
- As origens da humanidade.
- Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.
- O ser humano chega à América.
- Sociedades do Antigo Oriente Próximo.
- O antigo Egito.
- Os povos da mesopotâmia.
- Outros povos do Oriente Próximo.
- A Civilização Greco-romana.
- O mundo grego.
- Da Época Clássica ao período Helenístico.
- O legado grego.
- A sociedade romana.
- O Império Romano.
- O legado romano.
- O mundo medieval.
- A sociedade feudal.
- O Islã.
- O Reino dos Francos.
- Religião e cultura na ordem feudal.
- Crise no mundo feudal.
- A Idade Moderna.
- A hora dos reis.
- Renascimento.
- América.
- Revolução na cristandade.
- Absolutismo.
Oriente médio
2º Ano:
- As Sociedades da Mesoamérica.
- Povos da América do Sul.
- A colonização da América.
- Português na América
- Açúcar e escravidão.
- Os escravos.
- Dominação espanhola na América.
- Inglaterra: revolução e hegemonia.
- A colonização inglesa na América do Norte.
- Depois da União Ibérica.
- O ouro das Gerais.
- O novo mapa do Brasil.
- A Revolução Industrial.
- Iluminismo.
- Revolução na América do Norte.
- Revolução Francesa.
- Império napoleônico.
- Movimentos de emancipação na América.
- Brasil: tempos de revolto.
- Independência brasileira.
- O reinado de D. Pedro I.
- Entre dois reinados.
- O Segundo Reinado.
- Abolicionismo.
3º ANO:
- A luta de classes na Europa do século XIX.
- Dois novos estados no mapa europeu.
- Estados Unidos; expansão e guerra civil.
- A Primeira Guerra Mundial.
- Revolução Russa.
- A Republica do café-com-leite no Brasil.
- Economia na Republica oligárquica.
- Brasil: exclusão e revolta.
- Brasil: crise e revolução na Republica dos coronéis.
- A Segunda Guerra Mundial.
- A Era Vargas no Brasil.
- O Mundo Bipolar.
- A Guerra Fria.
- Socialismo.
- As lutas de libertação nacional na África e na Ásia.
- A América Latina entre o populismo e o militarismo.
- Os Estados Unidos.
- Brasil: democracia e industrialização.
- O longo ciclo militar.
- Ricos Pobres no mundo Globalizado.
- Desintegração da União Soviética.
- Globalização.
- Paises ricos.
- Paises pobres e em desenvolvimento.
- Brasil: a construção do futuro.
CONTEÚDOS DE SOCIOLOGIA
1º ANO:
· Entender que a sociologia é uma ciência, seu campo e objeto de estudo;
· Saber como surgiu a sociologia e porque estudá-la;
· Analisar o contexto histórico que surgiu a sociologia;
· Ter noção de funcionamento da sociedade que vivemos;
· Conhecer as divisões da ciências sociais;
· Perceber que o ser humano é um ser cultural e este processo se da através da interação social;
· Conhecer termos usados pela sociologia;
· Identificar as diferentes formas de alcançar cidadania;
· Compreender a relação entre conceitos sociológicos e representações sociais;
2º ANO:
· Retomar conceitos pela sociologia;
· Compreender a base econômica da sociedade, analisando os novos processos e mercados de produção, comercialização e trabalho;
· Discutir o modo capitalista e socialista da produção;
· Compreender estratificação, classes e mobilidade social;
· Perceber o que é cultural e reconhecê-la no convívio social;
· Elaborar hipóteses sobre os mecanismos sociológicos que determinam e influenciam públicos/mídia, publicidade, grupos de pressão etc;
· Identificar diferentes formas de alcançar cidadania;
· Estabelecer a influencia de contextos sociais diferentes na interpretação de praticas sociais;
· Compreender a relação entre os conceitos sociológicos e as representações sociais.
3º ANO:
· Compreender a relação existente entre os conceitos sociológicos e as representações sociais;
· Compreender o conceito de mudança social e como ela se da na sociedade;
· Retomar o conceito de subdesenvolvimento, conhecendo suas características, indicadores e origens;
· Discutir o papel da escola e da educação no processo de interação social e socialização;
· Conhecer alguns dos grandes mestres das ciências sociais.
CONTEÚDOS DE FILOSOFIA
1º ANO:
· Conhecer a terminologia básica e necessária para conhecer a diferentes teorias filosóficas;
· Desenvolver o senso critico para superar o senso comum conhecendo-os em suas individualidades;
· Perceber que a filosofia é o caminho do autoconhecimento;
· Estudar alguns filósofos: Sócrates, Platão; Tales de Mileto;
· Distinguir mito e filosofia;
· Discutir temas como: Quem sou eu? A existência, a convivência, coragem, morte, medo, razão ...
· Analisar os questionamentos que os primeiros filósofos faziam.
2º ANO:
· Perceber que a filosofia é o caminho para o autoconhecimento;
· Desenvolver o senso critico para superar o senso comum conhecendo-o em sua individualidade;
· Possibilitar a manifestação de opiniões sobre assuntos diversos;
· Perceber a diferença entre verdade, ignorância, incertezas e insegurança;
· Conhecer as preocupações que os primeiros filósofos tinham com o conhecimento;
· Discutir temas como: linguagem, pensamento, consciência, inteligência, inconsciente, lógica e metafísica.
3º ANO:
· Conhecer a percepção filosófica sobre o universo das artes, estudando a relação da mesma com religião, sociedade, cultura e meios de comunicação;
· Perceber a cultura como uma construção da natureza humana estudando: cultura e natureza, cultura e história, cultura e antropologia;
· Discutir conceitos cultos e incultos;
· Conhecer a filosofia ética: senso e consciência, mora, juízo de fato e de valor, ética e violência;
· Abordar temas como: liberdade, mistérios da vida, valores e contra valores, virtudes, consciência, coragem, o amor, Deus, a morte;
CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
1º Ano:
Ø ANÁLISE LINGUÍSTICA
· Origem da Língua Portuguesa
· Linguagem formal e informal
· Variedades lingüísticas
· Estrutura e formação de palavras
· Ortografia: Acentuação (oxítona, paroxítona, proparoxítona)
· Classes de palavras e suas flexões
§ Substantivos
§ Adjetivos
§ Artigos
§ Numerais
§ Pronomes
Ø PRODUÇÃO TEXTUAL
§ Texto narrativo: elementos da narrativa (narrador, personagens, enredo, tempo, lugar)
§ Textos verbais e não-verbais
§ Histórias em quadrinhos
§ Tirinha
§ Poemas: estrutura e função
§ Poesia de cordel
§ Mitos
§ Relatos
§ Crônica – gênero textual para as Olimpíadas de Língua Portuguesa
§ Discurso: conceito e classificação
Ø LITERATURA
· Conceito e função de literatura portuguesa e brasileira
· Gêneros literários e Manifestações Artísticas
· Textos literários: conceito, função e estrutura
· Eras e Movimentos literários
· Trovadorismo: cantigas líricas e satíricas
· Humanismo: Fernão Lopes e Gil Vicente
· Classicismo: Luís Vaz de Camões
· Quinhentismo ou literatura de informação no Brasil
· Barroco: Gregório de Matos Guerra.
Ø ANÁLISE DE PINTURAS E OBRAS LITERÁRIAS
· O auto da barca do inferno – Humanismo
· Pinturas do Classicismo
2º Ano:
Ø CONTEÚDOS GRAMATICAIS:
v Morfologia
- Verbos: conceito e flexões
- Advérbios: conceito, classificação e locução adverbial
- Preposição: conceito
v Sintaxe
- Termos essenciais da oração: sujeito e predicado
û Tipo e classificação do sujeito e predicado
û Núcleo do sujeito e predicado
- Transitividade verbal: objeto direto; objeto indireto e direto/ indireto
- Complemento nominal
- Vozes verbais: conceito e classificação
û Voz ativa, voz passiva e voz reflexiva
û Agente da passiva
- Predicativo do sujeito e do objeto
- Aposto e Vocativo
v PRODUÇÃO TEXTUAL
- Textos Publicitários: publicidade e propaganda
- Textos verbais e não-verbais
- Charges e cartum
- Textos narrativos: elementos estruturais
û Crônica
û Contos de suspense e contos de terror
- Texto argumentativo:
- artigo de opinião
- carta de leitor
- editorial
- Texto jornalístico: notícias e reportagens
- Textos persuasivos: propaganda audiovisual e oral
Ø LITERATURA BRASILEIRA
- Arcadismo
- Romantismo
- Realismo
- Naturalismo
Ø LEITURAS EXTRACLASSE
- Contos de Machado de Assis
- Contos de Edgar Alan Poe – “O gato preto” “ A queda da casa de Usher”
- Resumos da fase romântica da literatura brasileira -
- Resumos da fase realista / naturalista da literatura brasileira
3º Ano:
Ø CONTEÚDOS GRAMATICAIS
l Frase, oração e período: conceito.
l Tipos de períodos: simples e composto
l Conjunções: conceito e classificação
l Tipos de orações: coordenadas e subordinadas
l Orações coordenadas: sindéticas e assindéticas
l Orações subordinadas: conceito e classificação
■ Orações subordinadas adverbiais e sua classificação
■ Orações subordinadas adjetivas e sua classificação
■ Orações subordinadas substantivas e suas classificação
l Pronomes relativos
Ø PRODUÇÃO TEXTUAL
l Discurso: conceito e classificação
l Texto descritivo
l Texto argumentativo/ dissertativo
§ Artigo de opinião
l Coerência e coesão
l O conto – variedade
l A carta comercial e a carta pessoal
l A carta ao leitor/ editor
l A reportagem: escrita
l Editorial: conceito e função
l Relato: conceito
OBS: serão trabalhados no decorrer do ano outros gêneros textuais.
Ø LITERATURA BRASILEIRA
l Realismo e Naturalismo (revisão)
l Parnasianismo
l Simbolismo
l Pré-modernismo e a Semana da Arte Moderna
l Modernismo em Portugal e no Brasil: as gerações brasileiras
l Tendências literárias contemporâneas
Ø LEITURAS EXTRACLASSE
l Obras de Machado de Assis – “Missa do galo”, “A igreja do diabo”, “A cartomante” e “O alienista”.
l Contos contemporâneos – “A caçada” Lygia F. Telles, “Clínica de Repouso” - Dalton Trevisan, “ O convidado” - Murilo Rubião, Ricardo Ramos.
l “Capitães de Areia” – Jorge Amado
l “A morte e a morte de Quincas Berro D’Água” – Jorge Amado
CONTEÚDOS DE LÍNGUA ESPANHOLA
ENSINO MÉDIO
Ø Comunicação escrita e oral
- A origem da Língua Espanhola e países hispano-americanos.
- Cumprimentar e despedir-se
- Apresentar-se e apresentar alguém
- Perguntar e dar informação pessoal
- Perguntar a profissão
- Descrever uma pessoa ou um objeto
- Localizar-se em um espaço interior
- Descrever os objetos e as partes da casa
- Pedir e dar endereços
- Localizar espacialmente no exterior
- Pedir em um restaurante
- Como comprar em uma loja
- Como descrever objetos corretamente
- Falar de atos da rotina diária
- Falar de horários públicos e familiares
- Os dias da semana
- Perguntar e dizer a hora
- Expressar gostos, sensações e opiniões.
- Descrever sensações físicas e de dor
- Manifestar acordo ou desacordo
Ø Gramática:
- O alfabeto
- Presente do indicativo regular
- Adjetivos possessivos
- Concordância dos adjetivos em gênero e número
- Numerais ordinais
- Advérbios de lugar
- Os comparativos mais comuns
- O uso do “qué” e “cuál”
- Os verbos pronominais
- O contraste entre “lavar” e “lavarse”
- Diferença entre “ser” e “estar”
- O uso de “ya” e “todavia no”
- O imperativo
- Uso de “tu” e “usted”
Ø Vocabulário:
- Nacionalidades e países
- Os números (0 – 100)
- Vocabulário da família
- Vocabulário de partes do corpo
- Vocabulário das profissões e do trabalho
- Vocabulário de animais
- Passatempos e esportes
- Atos do cotidiano
- Vocabulário de objetos da casa
- O bairro e a cidade
- Alimentos e cardápios
- Vocabulário de lojas
- Vocabulário de cores
- Atos habituais
- Vocabulário de lazer e espetáculos
CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA
1º ANO:
o CONJUNTOS
- FUNÇÕES
- FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º GRAU
- FUNÇÃO POLINOMIAL DO 2º GRAU
- FUNÇÃO MODULAR E EXPONENCIAL
- NOÇÕES DE MATEMATICA FINANCEIRA
- PROGRESSÕES
- TRIGONOMETRIA NOS TRIANGULOS
2º ANO:
- TRIGONOMETRIA NOS TRIANGULOS
- CONCEINTOS TRIGONOMETRICOS
- SENO, COSSENO E TANGENTE NA CIRCUNFERÊNCIA
- AS FUNÇÕES TRIGONOMETRICAS
- SISTEMAS LINEARES
- ESTUDO DAS MATRIZES
- DETERMINANTES
3º ANO:
- GEOMETRIA ANALITÍCA: PONTO E RETA
- CORPOS REDONDOS: CILINDRO CONE E ESFERA
- POLIEDROS: PRISMAS E PIRÂMIDES
- ANÁLISE COMBINATÓRIA
- PROBABILIDADE
- ESTATISTICA
- POLINÔMIOS
- NÚMEROS COMPLEXOS
CONTEÚDOS DE BIOLOGIA
1º ANO:
· Introdução à Biologia
· Ramos da Biologia
· Características dos seres vivos
· Composição química da célula
· Níveis de organização dos seres vivos
· Método científico
· Origem da vida (Geração Espontânea, biogênese, primeiras formas de vida no planeta Terra, hipótese heterotrófica).
· Microscópios
· Citologia
· Divisão celular: meiose e mitose
· Organização celular
· Metabolismo energético das células
· Embriologia animal
· Histologia animal
· Histologia vegetal
2º ANO:
· Taxionomia
· Vírus
· Reino monera
· Reino Protista
· Reino Fungi
· Reino Vegetal (morfologia e fisiologia)
· Reino Animal (anatomia e fisiologia)
· Anatomia e fisiologia humana
3º ANO:
· Tipos básicos de reprodução
· Genética
· Ecologia
CONTEÚDOS DE QUÍMICA
1º ANO:
Tópico em evidência: Lixo
- A ciência, os materiais e o lixo:
· Química, tecnologia e sociedade;
· Identificação de materiais e substâncias;
· Separação de misturas.
Tópico em evidência: Poluição atmosférica
- Modelos de partículas e Poluição atmosférica:
- O químico e suas atividades;
- Estudo dos gases;
- Modelos atômicos;
- Camada de Ozônio;
- Radiações solares e suas interações.
Tópico em evidência: Agricultura
- Elementos, interações e agricultura:
- Classificação dos elementos;
- Substâncias Iônicas;
- Substâncias moleculares;
- Íons e moléculas.
- Cálculos Químicos:
- Unidades de medida utilizadas na Química.
2º ANO:
Tópico em evidência: Estética, medicamentos e cosméticos
- Cálculos, soluções e estética:
- Cálculos estequiométricos;
- Leis das reações químicas;
- Materiais: classificação, concentração e composição.
Tópico em evidência: Fontes de energia
- Termoquímica, cinética e recursos energéticos:
- Petróleo e Hidrocarbonetos;
- Reações termoquímicas;
- Cinética química.
Tópico em evidência: Água
- Equilíbrio químico:
- Propriedades da água e propriedade coligativa;
- Funções químicas inorgânicas;
- Equilíbrio químico.
Tópico em evidência: Metalurgia e siderurgia – metais pesados
- Metais, pilhas e baterias:
- Ligação metálica e óxido-redução;
- Pilhas eletrolíticas.
3º ANO:
Tópico em evidência: Alimentos e Polímeros
- Química em nossas vidas:
- Substâncias orgânicas;
- Funções orgânicas;
- Nomenclatura orgânica;
- Polímeros e propriedades;
- Síntese orgânica.
Tópico em evidência: Energia Nuclear
- Radioatividade e energia nuclear:
- Estrutura eletrônica do átomo;
- Estabilidade nuclear e radioatividade;
- Energia nuclear;
- Lixo nuclear, bombas atômicas e usinas nucleares.
CONTEÚDOS DE FÍSICA
1º ANO:
Fundamentos da Ciência Física:
A natureza da Ciência = Introdução; A física e suas relações com outras ciências; O mundo que nos rodeia; propriedades físicas.
Os métodos da Ciência Física = Um registro histórico; O método cientifico; Modelos, teorias, leis e princípios; Os prefixos; grandezas físicas
Movimento = Espaço, velocidade e aceleração; Grandezas escalares e grandezas vetoriais; movimento uniforme; movimento uniformemente variado; Movimento circulares.
Força:
Força = elástica; Peso e gravidade; Tração; Normal; Atrito; Resistência fluída.
Leis de Newton = O princípio da Inércia; O principio Fundamental da Dinâmica; O princípio da Ação e Reação; Aplicações das 3 leis de Newton; Maquinas Simples
Energia e Trabalho:
As várias formas de energia; Trabalho de uma força; Trabalho e Energia: Energia Cinética, Energia Potencial Gravitacional e Energia Potencial elástica; Potencia e Rendimento.
Quantidade de movimento e impulso:
Historia
Principio da conservação da quantidade de movimento
O impulso de uma força e a variação da quantidade de movimento
Momento angular
Hidrostática:
O que diz a história.
Conceito de densidade
Empuxo = princípio de Arquimedes; Empuxo e densidade; Peso aparente
Flutuação dos corpos
Conceito de pressão
Pressão em um líquido em equilíbrio = teorema de Stevin
A pressão atmosférica
O empuxo e a pressão
O principio de Pascal
Vazão e fluxo.
2º ANO:
Energia térmica e calor:
A teoria cinética da matéria
A temperatura e suas escalas = A escala absoluta; As escalas relativas; O termômetro.
Os estados físicos da matéria = Mudanças de estado físico; O diagrama de estado; Curvas de aquecimento e resfriamento; o ciclo da água; A ebulição ou fervura; A sublimação.
Comportamento térmico dos sólidos
Comportamento térmico dos líquidos
Energia térmica em transito: o Calor.
Termodinâmica:
Introdução
Trabalho e calor trocados entre o gás e o meio
A energia interna de um gás ideal.
A primeira lei da termodinâmica.
As transformações gasosas e as trocas de energia.
A segunda lei da termodinâmica.
Ondas e som:
Introdução
Energia e ondas
Características de uma onda
Tipos de onda
Fenômenos ondulatórios.
Ondas estacionárias
Ondas sonoras
Sons musicais
Luz:
Propagação retilínea da luz e suas conseqüências
As cores de um corpo
Imagens num espelho plano
Espelhos esféricos
Índice de refração absoluto
Lei de Snell-Descartes
Refração atmosférica
O arco íris
Lentes esféricas
A óptica da visão
Lentes prismáticas.
3º ANO:
Eletricidade Estática e Corrente Elétrica:
A eletricidade estática = as primeiras descobertas; As primeiras explicações; O que se sabe hoje; A eletrização por atrito; Eletrização por contato; A carga elementar; A eletrização por indução.
A lei de Coulomb
O campo elétrico
A tensão elétrica
Eletricidade atmosférica.
Força Elétrica
A corrente elétrica.
Energia e potencia elétrica
O efeito Joule. Resistores
Associação de resistores
Geradores e Receptores
Capacitores
Eletromagnetismo:
Os imãs = Os ólos de um imã; Ações entre pólos de imãs; Inseparabilidade dos pólos; Imãs permanentes e imãs temporários.
O campo magnético de um imã = As linhas de indução; O campo magnético terrestre; A imantação de uma barra de ferro .
O campo magnético das correntes elétricas = A regra da mão direita; Campo magnético de uma corrente retilínea; Campo magnético no centro de um espira circular; Campo magnético no interior de uma bobina longa; Imantação por corrente elétrica.
Força magnética = Força magnética sobre partículas eletrizadas; Força magnética sobre um condutor percorrido por uma corrente elétrica.
O fenômeno da indução eletromagnética = Fluxo magnético; O sentido da corrente elétrica; Lei de Faraday.
Aplicações da indução eletromagnética.
Nenhum comentário:
Postar um comentário