quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Projeto Político Pedagógico - PPP - Parte 3 (Pag. 54 a 76)



Período Noturno
Ensino Fundamental
Educação de Jovens e Adultos – 2º Segmento

Educação de Jovens e Adultos
1ª FASE
2ª FASE
3ª FASE
Área do Conhecimento
Componentes
Curriculares
CS
CHAN
CS
CHAN
CS
CHAN




Linguagem
Educação Física
1
40
1
40
1
40
Língua Estrangeira Moderna – Espanhol






Língua Estrangeira – Inglês
1
40
1
40
1
40
Língua Portuguesa
4
160
4
160
4
160
Arte
1
40
1
40
1
40
Sub – Total Área:
7
280
7
280
7
280

Ciências Naturais e Matemática
Ciências
3
120
3
120
3
120
Matemática
3
120
3
120
3
120
Sub – Total Área:
6
240
6
240
6
240


Ciências Humanas
Educação Religiosa
1
40
1
40
1
40
Geografia
3
120
3
120
3
120
História
3
120
3
120
3
120
Sub – Total Área:
7
280
7
280
7
280

Totais Gerais
20
800
20
800
20
800
Legendas:           CS – Carga Horária Semanal Coletiva ou Presencial
                             CHAN – Carga Horária Anual


Conteúdos por Disciplina e Nível de Conhecimento


ENSINO FUNDAMENTAL II SEGMENTO – EJA

CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA

Oferecer ao aluno:
- desenvolvimento do espírito crítico para a formação do cidadão;
- aplicação prática e desenvolvimento do raciocínio;
- conceito de funções e a necessidade do símbolo para facilitar a comunicação.


CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Oferecer ao aluno:
- refletir sobre a função do humor: discutir, criticar, transformar;
- desenvolver estratégia de leitura;
- comparar textos;
- aprimorar a leitura oral;
- debater temas propostos;
- ler por prazer;
- produzir textos narrativos, fazendo uso dos tipos de discurso.

CONTEÚDOS DE LÍNGUA INGLESA

Oferecer ao aluno:
- oportunidade para ter contato com a língua, a partir da própria realidade;
- a possibilidade de usar a língua como instrumento de maior visão do mundo globalizado;
- a possibilidade de ter despertado o interesse pela língua, dando-lhe oportunidade de crescer profissionalmente, valorizando o inglês e tendo o mesmo prazer em aprender.

CONTEÚDOS DE ARTES

Oferecer ao aluno:
Possibilitar a vivência e a reflexão sobre experiências artísticas e estéticas articuladas com finalidades mais amplas da educação, entre as quais:
- preparação para o trabalho;
- desenvolvimento da sensibilidade;
- formação do indivíduo/cidadão contemporâneo;
- compreender a realidade, para humanização da vida e para a construção da cidadania.

CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA

Oferecer ao aluno:
- Espaço/Tempo - Espaço produzido - Espaço representado;
- Continentes - Localizações - Orientações - Paisagem;
- Regiões - meio-Ambiente - População;
- Relações socioculturais;
- Diferenças econômicas e culturais;
- Sociedade moderna e econômica;
-Atividade industrial;
- Comercio, transporte e comunicações;

CONTEÚDOS DE HISTÓRIA

Oferecer ao aluno:
- O que é História;
- A Pré-História;
- O começo da História;
- O Egito antigo;
- Grécia antiga;
- O Cristianismo;
- Idade Média;
- O renascimento cultural;
- Reforma protestante e a Contra-Reforma Católica;
- As Colonizações;
- A Mineração;

CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS

Oferecer ao aluno:
- Seres Vivos;
- As Plantas;
- Os animais;
- Ecologia;
- Teia Alimentar;
- Meio Ambiente;
- Rochas e Solo;
- Riquezas Naturais;
- Água – Ar – Universo;
- Energia;

CONTEÚDOS DE ENSINO RELIGIOSO

Oferecer ao aluno:
- Ética e Inclusão Social;
- Ética e Dignidade humana;
- Ética, Violência e Exclusão Escolar;
- Convivência Democrática;
- Diversidade e convivência democrática;
- Direitos Humanos;
- Cidadania e Direitos Humanos;
- Inclusão Social;
- Identidade, diferenças e o paradigma de inclusão;
- Descaso Social;

ENSINO MÉDIO

Objetivos:

 De acordo com o art. 35 da LDBEN, o ensino médio tem como objetivos:
I. a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
II. a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
III. o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
IV. a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.
Matriz Curricular

Período Diurno
Ensino Médio

Ensino Médio
1ª Ano
2ª Ano
3ª Ano
Área do Conhecimento
Componentes
Curriculares
CS
CHAN
CS
CHAN
CS
CHAN




Linguagem, códigos e suas Tecnologias
Educação Física
1
40
1
40
1
40
Língua Estrangeira Moderna – Espanhol

1

40

1

40

1

40
Língua Estrangeira – Inglês

1

40

1

40

1

40
Língua Portuguesa
3
120
3
120
3
120
Arte
1
40
1
40
1
40
Sub – Total Área:
7
280
7
280
7
280

Ciências Naturais e Matemática e suas Tecnologias
Biologia
1
40
1
40
1
40
Física
2
80
2
80
2
80
Matemática
3
120
3
120
3
120
Química
2
80
2
80
2
80
Sub – Total Área:
8
320
8
320
8
320


Ciências Humanas e suas Tecnologias
Filosofia
1
40
1
40
1
40
Geografia
2
80
2
80
2
80
História
2
80
2
80
2
80
Sociologia
1
40
1
40
1
40
Sub – Total Área:
6
240
6
240
6
240

Totais Gerais
21
840
21
840
21
840
Legendas:           CS – Carga Horária Semanal Coletiva ou Presencial
                             CHAN – Carga Horária Anual

Período Noturno
Ensino Médio

Ensino Médio
1ª Ano
2ª Ano
3ª Ano
Área do Conhecimento
Componentes
Curriculares
CS
CHAN
CS
CHAN
CS
CHAN




Linguagem, códigos e suas Tecnologias
Educação Física
1
40
1
40
1
40
Língua Estrangeira Moderna – Espanhol

1

40

1

40

1

40
Língua Estrangeira – Inglês

1

40

1

40

1

40
Língua Portuguesa
3
120
3
120
3
120
Arte
1
40
1
40
1
40
Sub – Total Área:
7
280
7
280
7
280

Ciências Naturais e Matemática e suas Tecnologias
Biologia
1
40
1
40
1
40
Física
2
80
2
80
1
40
Matemática
2
80
3
120
3
120
Química
2
80
1
40
2
80
Sub – Total Área:
7
280
7
280
7
280


Ciências Humanas e suas Tecnologias
Filosofia
1
40
1
40
1
40
Geografia
2
80
2
80
2
80
História
2
80
2
80
2
80
Sociologia
1
40
1
40
1
40
Sub – Total Área:
6
240
6
240
6
240

Totais Gerais
20
800
20
800
20
800
Legendas:           CS – Carga Horária Semanal Coletiva ou Presencial
                             CHAN – Carga Horária Anual

Conteúdos por Disciplina e Nível de Conhecimento

CONTEÚDOS DE ARTES

Ensino Médio

l     Ilusão cromática
l     Malhas-fractais
l     Desenho
l     Pintura
l     Dança
l     História da arte
l     Períodos da arte
l     Obras de arte
l     Grandes artistas
l     Tipos de arte
l     Origami
l     Símbolos nacionais
l     Histórias em quadrinhos
l     Pirâmides, cubos e estrelas
l     Caleidociclos
l     Teatro
l     Exposição de arte visual: equilíbrio, movimento, e ritmo
l     Paródia
l     Passos importante da arte
l     A mulher na arte
l     As brasileirinhas
l     Tipos de arte
l     Criar e montar uma estória

CONTEÚDOS DE INGLÊS

1º Ano:

  • Verbs
- to cook, to play, to do, to make, to finish, to try
- to need, to speak, to drink, to eat, to want, to work, to smoke, to like, to go, to study, to sleep, to have, to understand, to buy, to sell
- to help, to know, to read, to write, to open, to close, to live, to prefer, to start, to come, to say, to stay
- to visit, to talk, to take, to wash, to learn
  • Expressions
  • Grammar
- simple present (affirmative, negative and interrogative form)
- 3ª pessoa do singular no simple present (affirmative, negative and interrogative form)
- uso do verbo auxiliar DO/ DON’T and DOES/ DOESN’T
- interrogative words (what, where, when, what time, how, how many, how much)
- Days of the week
- adjectives;
- articles;
- uso do IN THE/ AT;
- rotina de trabalho/ estudo (in the morning, in the afternoon, in the evening, at night)
- Numbers (0-1000)
- personal pronouns
- hours
- uso do verbo HAVE na 3ª pessoa do singular
- demonstrative pronouns: THIS/ THAT
- plural of nouns
- conjugação do verb TO BE
- affirmative, negative and interrogative form of the verb TO BE
- advérbios
- pronomes oblíquos

2º Ano:

  • Verbs
- to need/ needed, to speak/ spoke, to drink/ drank, to eat/ ate, to like/ liked, to study/ studied, to sleep/ slept, to go/ went, to buy/ bought, to sell/ sold, to have/ had, to understand/ understood, to want/ wanted, to work/ worked, to smoke/ smoked, to play/ played
- to help/ helpened, to know/ knew, to read/ read, to write/ wrote, to open/ opened, to close/ closed, to live/ lived, to prefer/ prefered, to start/ started, to come/ came, to say/ said, to stay/ stayed
- to do/ did, to cook/ cooked, to visit/ visited, to finish/ finished, to pay/ paid, to put/ put, to wait/ waited, to sing/ sang, to wash/ washed, to talk/ talked, to learn/ learned, to take/ took
- to think/ thought, to bring/ brought, to leave/ left, to travel/ traveled, to look/looked, to see/ saw, to give/ gave, to clean/ cleaned, to drive/ drove, to arrive/ arrived, to forget/ forgot, to remember/ remembered

Expressions
  • Grammar
- past tense (affirmative, negative and interrogative form)
- why/ because
- Adjetivos
- Months of the year
- REVIEW - - simple present (affirmative, negative and interrogative form)
- 3ª pessoa do singular no simple present (affirmative, negative and interrogative form)
- uso do verbo auxiliar DO/ DON’T and DOES/ DOESN’T
- interrogative words (what, where, when, what time, how, how many, how much)
- conjugação do verb TO BE
- affirmative, negative and interrogative form of the verb TO BE
- It’s sunny, It’s rainy, It’s foggy, It’s cloudy, It’s windy, It’s snowy
- Years
- How old ...?
- advérbio de intensidade (never)
- Past tense verb TO BE (affirmative, negative and interrogative form)
- treatment pronouns

3º Ano:

  • Verbs
- to walk/ walked, to invite/ invited, to make/ made, to call/ called, to ask/ aske, to answer/ answered, to lock/ locked, to stand up/ stood up, to love/ loved, to dance/ danced, to send/ sent, to watch/ watched
- to run/ ran, to stop/ stopped, to use/ used, to save/ saved, can/ could
- shoud, must, will/ will not (won’t)
- would, going to

    Expressions
  • Grammar
- possessive case
- there is/ There are
  affirmative, negative and interrogative form
- there was/ there were
  affirmative, negative and interrogative form
- regular and irregular verbs
- demonstratives (this/that/these/those)
- verbo can – present tense
  affirmative, negative and interrogative form
- verbo can – past tense
  affirmative, negative and interrogative form
- verb should (dever- como conselho)
  affirmative, negative and interrogative form
- verb must (obrigação imposta)
  affirmative, negative and interrogative form
- ordinal numbers
- future- will/ will not
- ordinal numbers
- verb would like (gostaria)
  Affirmative, negative and interrogative form
- gerund

CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Os conteúdos de Educação Física permeiam todo o Ensino Médio variando unicamente o grau de intensidade, e de técnica exigida do aluno.

·         Voleibol
·         Handebol
·         Basquetebol
·         Futsal
·         Futebol
·         korfebol
·         Jogos
·         Ginásticas
·         Danças
·         Teatro
·         Música
·         Xadrez

CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA

1º Ano:

FRONTEIRAS NATURAIS
·         Espaço geográfico, lugar e paisagem;
·         A representação do espaço geográfico: cartografia;
·         A formação do espaço natural: placas tectônicas e estrutura geológica;
·         A formação do espaço natural: dinâmica interna e externa;
·         O espaço brasileiro: relevo e estrutura geológica;
·         A erosão e a contaminação dos solos;
·         As fronteiras naturais do mundo;
·         As fronteiras naturais do Brasil;
·         Impactos ambientais em biomas brasileiros;
·         A atmosfera e a poluição do ar atmosférico;
·         O espaço natural brasileiro: clima;
·         Água: escassez e poluição;
·         O espaço brasileiro: a hidrografia;

FRONTEIRAS POLÍTICAS: O ESTADO - NAÇÃO:

·         Estado- Nação, território e fronteiras políticas;
·         Nacionalismo, separatismo e minorias étnicas;
·         Terrorismo, religião e soberania;
·         Oriente Médio: território e territorialidade;
·         A formação do território brasileiro;
·         O território brasileiro: posição geográfica e territorialidade;
·         Organização político-administrativa e divisão regional do Brasil.
2º Ano:

FRONTEIRAS HUMANAS: A POPULAÇÃO DO BRASIL E DO MUNDO:

·         Crescimento demográfico: população mundial e do Brasil;
·         Características da população mundial;
·         A globalização da pobreza: desigualdades e novas migrações;
·         Características da população brasileira;
·         Brasil: migrações internas e internacionais;
·         O processo de urbanização no mundo e no Brasil;
·         Urbanização e crescimento urbano: metrópoles, megalópoles e megacidades;

FRONTEIRAS ECONÔMICAS: AS MARCAS DAS DESIGUALDADES:

·         O capitalismo e a divisão internacional do trabalho (DIT);
·         O mundo bipolar: a guerra fria;
·         A economia – mundo;
·         O subdesenvolvimento;
·         América Latina;
·         África;
·         China: potência do século XXI?
·         Austrália e Nova Zelândia;
·         Estados Unidos, a superpotência mundial;

FRONTEIRAS TECNOLÓGICAS: PROGRESSO E EXCLUSÃO:

·         A evolução da atividade industrial no mundo;
·         A indústria nos países desenvolvidos (I): Reino Unido, França, Itália e Alemanha;
·         A indústria nos países desenvolvidos (II): Canadá e Japão;
·         Países subdesenvolvidos industrializados;
·         Brasil, país subdesenvolvido industrializado;
·         A indústria no Brasil.
3º Ano:

  • ORIENTE MÉDIO.
  • EUROPA.
  • RÚSSIA.
  • ÁSIA DE MONÇÕES
  • ÁFRICA.
  • CONTINENTE NORTE AMERICANO.
  • AMÉRICA LATINA.
  • AUSTRÁLIA E NOVA ZELÃNDIA.
  • BRASIL.
  • MATO GROSSO DO SUL.


CONTEÚDOS DE HISTÓRIA

1º Ano:

Introdução à história
  • Diferentes concepções de história.
  • Tempo histórico.
  • Fontes históricas.
  • Papel do historiador.
  • Periodização histórica.
  • A conquista da terra.
  • As origens da humanidade.
  • Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.
  • O ser humano chega à América.
  • Sociedades do Antigo Oriente Próximo.
  • O antigo Egito.
  • Os povos da mesopotâmia.
  • Outros povos do Oriente Próximo.
  • A Civilização Greco-romana.
  • O mundo grego.
  • Da Época Clássica ao período Helenístico.
  • O legado grego.
  • A sociedade romana.
  • O Império Romano.
  • O legado romano.
  • O mundo medieval.
  • A sociedade feudal.
  • O Islã.
  • O Reino dos Francos.
  • Religião e cultura na ordem feudal.
  • Crise no mundo feudal.
  • A Idade Moderna.
  • A hora dos reis.
  • Renascimento.
  • América.
  • Revolução na cristandade.
  • Absolutismo.
Oriente médio

2º Ano:

  • As Sociedades da Mesoamérica.
  • Povos da América do Sul.
  • A colonização da América.
  • Português na América
  • Açúcar e escravidão.
  • Os escravos.
  • Dominação espanhola na América.
  • Inglaterra: revolução e hegemonia.
  • A colonização inglesa na América do Norte.
  • Depois da União Ibérica.
  • O ouro das Gerais.
  • O novo mapa do Brasil.
  • A Revolução Industrial.
  • Iluminismo.
  • Revolução na América do Norte.
  • Revolução Francesa.
  • Império napoleônico.
  • Movimentos de emancipação na América.
  • Brasil: tempos de revolto.
  • Independência brasileira.
  • O reinado de D. Pedro I.
  • Entre dois reinados.
  • O Segundo Reinado.
  • Abolicionismo.

3º ANO:

  • A luta de classes na Europa do século XIX.
  • Dois novos estados no mapa europeu.
  • Estados Unidos; expansão e guerra civil.
  • A Primeira Guerra Mundial.
  • Revolução Russa.
  • A Republica do café-com-leite no Brasil.
  • Economia na Republica oligárquica.
  • Brasil: exclusão e revolta.
  • Brasil: crise e revolução na Republica dos coronéis.
  • A Segunda Guerra Mundial.
  • A Era Vargas no Brasil.
  • O Mundo Bipolar.
  • A Guerra Fria.
  • Socialismo.
  • As lutas de libertação nacional na África e na Ásia.
  • A América Latina entre o populismo e o militarismo.
  • Os Estados Unidos.
  • Brasil: democracia e industrialização.
  • O longo ciclo militar.
  • Ricos Pobres no mundo Globalizado.
  • Desintegração da União Soviética.
  • Globalização.
  • Paises ricos.
  • Paises pobres e em desenvolvimento.
  • Brasil: a construção do futuro.

CONTEÚDOS DE SOCIOLOGIA

1º ANO:

·         Entender que a sociologia é uma ciência, seu campo e objeto de estudo;
·         Saber como surgiu a sociologia e porque estudá-la;
·         Analisar o contexto histórico que surgiu a sociologia;
·         Ter noção de funcionamento da sociedade que vivemos;
·         Conhecer as divisões da ciências sociais;
·         Perceber que o ser humano é um ser cultural e este processo se da através da interação social;
·         Conhecer termos usados pela sociologia;
·         Identificar as diferentes formas de alcançar cidadania;
·         Compreender a relação entre conceitos sociológicos e representações sociais;
2º ANO:

·         Retomar conceitos pela sociologia;
·         Compreender a base econômica da sociedade, analisando os novos processos e mercados de produção, comercialização e trabalho;
·         Discutir o modo capitalista e socialista da produção;
·         Compreender estratificação, classes e mobilidade social;
·         Perceber o que é cultural e reconhecê-la no convívio social;
·         Elaborar hipóteses sobre os mecanismos sociológicos que determinam e influenciam públicos/mídia, publicidade, grupos de pressão etc;
·         Identificar diferentes formas de alcançar cidadania;
·         Estabelecer a influencia de contextos sociais diferentes na interpretação de praticas sociais;
·         Compreender a relação entre os conceitos sociológicos e as representações sociais.
3º ANO:

·         Compreender a relação existente entre os conceitos sociológicos e as representações sociais;
·         Compreender o conceito de mudança social e como ela se da na sociedade;
·         Retomar o conceito de subdesenvolvimento, conhecendo suas características, indicadores e origens;
·         Discutir o papel da escola e da educação no processo de interação social e socialização;
·         Conhecer alguns dos grandes mestres das ciências sociais.

CONTEÚDOS DE FILOSOFIA

1º ANO:

·         Conhecer a terminologia básica e necessária para conhecer a diferentes teorias filosóficas;
·         Desenvolver o senso critico para superar o senso comum conhecendo-os em suas individualidades;
·         Perceber que a filosofia é o caminho do autoconhecimento;
·         Estudar alguns filósofos: Sócrates, Platão; Tales de Mileto;
·         Distinguir mito e filosofia;
·         Discutir temas como: Quem sou eu? A existência, a convivência, coragem, morte, medo, razão ...
·         Analisar os questionamentos que os primeiros  filósofos faziam.
2º ANO:


·         Perceber que a filosofia é o caminho para o autoconhecimento;
·         Desenvolver o senso critico para superar o senso comum conhecendo-o em sua individualidade;
·         Possibilitar a manifestação de opiniões sobre assuntos diversos;
·         Perceber a diferença entre verdade, ignorância, incertezas e insegurança;
·         Conhecer as preocupações que os primeiros filósofos tinham com o conhecimento;
·         Discutir temas como: linguagem, pensamento, consciência, inteligência, inconsciente, lógica e metafísica.
3º ANO:

·         Conhecer a percepção filosófica sobre o universo das artes, estudando a relação da mesma com religião, sociedade, cultura e meios de comunicação;
·         Perceber a cultura como uma construção da natureza humana estudando: cultura e natureza, cultura e história, cultura e antropologia;
·         Discutir conceitos cultos e incultos;
·         Conhecer a filosofia ética: senso e consciência, mora, juízo de fato e de valor, ética e violência;
·         Abordar temas como: liberdade, mistérios da vida, valores e contra valores, virtudes, consciência, coragem, o amor, Deus, a morte;

CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

1º Ano:

Ø  ANÁLISE LINGUÍSTICA

·         Origem da Língua Portuguesa
·         Linguagem formal e informal
·         Variedades lingüísticas
·         Estrutura e formação de palavras
·         Ortografia: Acentuação (oxítona, paroxítona, proparoxítona)
·         Classes de palavras e suas flexões
§  Substantivos
§  Adjetivos
§  Artigos
§  Numerais
§  Pronomes

Ø  PRODUÇÃO TEXTUAL

§  Texto narrativo: elementos da narrativa (narrador, personagens, enredo, tempo, lugar)
§  Textos verbais e não-verbais
§  Histórias em quadrinhos
§  Tirinha
§  Poemas: estrutura e função
§  Poesia de cordel
§  Mitos
§  Relatos
§  Crônica – gênero textual para as Olimpíadas de Língua Portuguesa
§  Discurso: conceito e classificação
Ø  LITERATURA

·         Conceito e função de literatura portuguesa e brasileira
·         Gêneros literários e Manifestações Artísticas
·         Textos literários: conceito, função e estrutura
·         Eras e Movimentos literários
·         Trovadorismo: cantigas líricas e satíricas
·         Humanismo: Fernão Lopes e Gil Vicente
·         Classicismo: Luís Vaz de Camões
·         Quinhentismo ou literatura de informação no Brasil
·         Barroco: Gregório de Matos Guerra.


Ø  ANÁLISE DE PINTURAS E OBRAS LITERÁRIAS

·         O auto da barca do inferno – Humanismo
·         Pinturas do Classicismo

2º Ano:

Ø  CONTEÚDOS GRAMATICAIS:

v  Morfologia

  • Verbos: conceito e flexões
  • Advérbios: conceito, classificação e locução adverbial
  • Preposição: conceito

v  Sintaxe

  • Termos essenciais da oração: sujeito e predicado
û  Tipo e classificação do sujeito e predicado
û  Núcleo do sujeito e predicado

  • Transitividade verbal: objeto direto; objeto indireto e direto/ indireto
  • Complemento nominal
  • Vozes verbais: conceito e classificação
û  Voz ativa, voz passiva e voz reflexiva
û  Agente da passiva
  • Predicativo do sujeito e do objeto
  • Aposto e Vocativo

v  PRODUÇÃO TEXTUAL

  • Textos Publicitários: publicidade e propaganda
  • Textos verbais e não-verbais
  • Charges e cartum
  • Textos narrativos: elementos estruturais
û  Crônica
û  Contos de suspense e contos de terror
  • Texto argumentativo:

  • artigo de opinião
  • carta de leitor
  • editorial

  • Texto jornalístico: notícias e reportagens
  • Textos persuasivos: propaganda audiovisual e oral

Ø  LITERATURA BRASILEIRA

  • Arcadismo
  • Romantismo
  • Realismo
  • Naturalismo

Ø  LEITURAS EXTRACLASSE

  • Contos de Machado de Assis
  • Contos de Edgar Alan Poe – “O gato preto” “ A queda da casa de Usher”
  • Resumos da fase romântica da literatura brasileira -
  • Resumos da fase realista / naturalista da literatura brasileira

3º Ano:

Ø  CONTEÚDOS GRAMATICAIS

l  Frase, oração e período: conceito.
l  Tipos de períodos: simples e composto
l  Conjunções: conceito e classificação
l  Tipos de orações: coordenadas e subordinadas
l  Orações coordenadas: sindéticas e assindéticas
l  Orações subordinadas: conceito e classificação

         Orações subordinadas adverbiais e sua classificação
         Orações subordinadas adjetivas e sua classificação
         Orações subordinadas substantivas e suas classificação

l  Pronomes relativos

Ø  PRODUÇÃO TEXTUAL

l  Discurso: conceito e classificação
l  Texto descritivo
l  Texto argumentativo/ dissertativo
§    Artigo de opinião
l  Coerência e coesão
l  O conto – variedade
l  A carta comercial e a carta pessoal
l  A carta ao leitor/ editor
l  A reportagem: escrita
l  Editorial: conceito e função
l  Relato: conceito

OBS: serão trabalhados no decorrer do ano outros gêneros textuais.


Ø  LITERATURA BRASILEIRA

l  Realismo e Naturalismo (revisão)
l  Parnasianismo
l  Simbolismo
l  Pré-modernismo e a Semana da Arte Moderna
l  Modernismo em Portugal e no Brasil: as gerações brasileiras
l  Tendências literárias contemporâneas


Ø  LEITURAS EXTRACLASSE

l  Obras de Machado de Assis – “Missa do galo”, “A igreja do diabo”, “A cartomante” e “O alienista”.
l  Contos contemporâneos – “A caçada” Lygia F. Telles, “Clínica de Repouso” - Dalton Trevisan, “ O convidado” - Murilo Rubião, Ricardo Ramos.
l  “Capitães de Areia” – Jorge Amado
l  “A morte e a morte de Quincas Berro D’Água” – Jorge Amado


CONTEÚDOS DE LÍNGUA ESPANHOLA

ENSINO MÉDIO

Ø  Comunicação escrita e oral

  • A origem da Língua Espanhola e países hispano-americanos.
  • Cumprimentar e despedir-se
  • Apresentar-se e apresentar alguém
  • Perguntar e dar informação pessoal
  • Perguntar a profissão
  • Descrever uma pessoa ou um objeto
  • Localizar-se em um espaço interior
  • Descrever os objetos e as partes da casa
  • Pedir e dar endereços
  • Localizar espacialmente no exterior
  • Pedir em um restaurante
  • Como comprar em uma loja
  • Como descrever objetos corretamente
  • Falar de atos da rotina diária
  • Falar de horários públicos e familiares
  • Os dias da semana
  • Perguntar e dizer a hora
  • Expressar gostos, sensações e opiniões.
  • Descrever sensações físicas e de dor
  • Manifestar acordo ou desacordo

Ø  Gramática:

  • O alfabeto
  • Presente do indicativo regular
  • Adjetivos possessivos
  • Concordância dos adjetivos em gênero e número
  • Numerais ordinais
  • Advérbios de lugar
  • Os comparativos mais comuns
  • O uso do “qué” e “cuál”
  • Os verbos pronominais
  • O contraste entre “lavar” e “lavarse”
  • Diferença entre “ser” e “estar”
  • O uso de “ya” e “todavia no”
  • O imperativo
  • Uso de “tu” e “usted”

Ø  Vocabulário:

  • Nacionalidades e países
  • Os números (0 – 100)
  • Vocabulário da família
  • Vocabulário de partes do corpo
  • Vocabulário das profissões e do trabalho
  • Vocabulário de animais
  • Passatempos e esportes
  • Atos do cotidiano
  • Vocabulário de objetos da casa
  • O bairro e a cidade
  • Alimentos e cardápios
  • Vocabulário de lojas
  • Vocabulário de cores
  • Atos habituais
  • Vocabulário de lazer e espetáculos

CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA

1º ANO:

o   CONJUNTOS

  • FUNÇÕES
  • FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º GRAU
  • FUNÇÃO POLINOMIAL DO 2º GRAU
  • FUNÇÃO MODULAR E EXPONENCIAL
  • NOÇÕES DE MATEMATICA FINANCEIRA
  • PROGRESSÕES
  • TRIGONOMETRIA NOS TRIANGULOS

2º ANO:

  • TRIGONOMETRIA NOS TRIANGULOS
  • CONCEINTOS TRIGONOMETRICOS
  • SENO, COSSENO E TANGENTE NA CIRCUNFERÊNCIA
  • AS FUNÇÕES TRIGONOMETRICAS
  • SISTEMAS LINEARES
  • ESTUDO DAS MATRIZES
  • DETERMINANTES

3º ANO:

  • GEOMETRIA ANALITÍCA: PONTO E RETA
  • CORPOS REDONDOS: CILINDRO CONE E ESFERA
  • POLIEDROS: PRISMAS E PIRÂMIDES
  • ANÁLISE COMBINATÓRIA
  • PROBABILIDADE
  • ESTATISTICA
  • POLINÔMIOS
  • NÚMEROS COMPLEXOS

CONTEÚDOS DE BIOLOGIA

1º ANO:

·         Introdução à Biologia
·         Ramos da Biologia
·         Características dos seres vivos
·         Composição química da célula
·         Níveis de organização dos seres vivos
·         Método científico
·         Origem da vida (Geração Espontânea, biogênese, primeiras formas de vida no planeta Terra, hipótese heterotrófica).
·         Microscópios
·         Citologia
·         Divisão celular: meiose e mitose
·         Organização celular
·         Metabolismo energético das células                        
·         Embriologia animal             
·         Histologia animal
·         Histologia vegetal

2º ANO:

·         Taxionomia
·         Vírus
·         Reino monera
·         Reino Protista
·         Reino Fungi
·         Reino Vegetal (morfologia e fisiologia)
·         Reino Animal (anatomia e fisiologia)
·         Anatomia e fisiologia humana

3º ANO:

·         Tipos básicos de reprodução
·         Genética
·         Ecologia

CONTEÚDOS DE QUÍMICA

1º ANO:

Tópico em evidência: Lixo
- A ciência, os materiais e o lixo:
·         Química, tecnologia e sociedade;
·         Identificação de materiais e substâncias;
·         Separação de misturas.

Tópico em evidência: Poluição atmosférica
- Modelos de partículas e Poluição atmosférica:
  • O químico e suas atividades;
  • Estudo dos gases;
  • Modelos atômicos;
  • Camada de Ozônio;
  • Radiações solares e suas interações.

Tópico em evidência: Agricultura
- Elementos, interações e agricultura:
  • Classificação dos elementos;
  • Substâncias Iônicas;
  • Substâncias moleculares;
  • Íons e moléculas.

- Cálculos Químicos:
  • Unidades de medida utilizadas na Química.

2º ANO:

Tópico em evidência: Estética, medicamentos e cosméticos
- Cálculos, soluções e estética:
  • Cálculos estequiométricos;
  • Leis das reações químicas;
  • Materiais: classificação, concentração e composição.

Tópico em evidência: Fontes de energia
- Termoquímica, cinética e recursos energéticos:
  • Petróleo e Hidrocarbonetos;
  • Reações termoquímicas;
  • Cinética química.

Tópico em evidência: Água
- Equilíbrio químico:
  • Propriedades da água e propriedade coligativa;
  • Funções químicas inorgânicas;
  • Equilíbrio químico.

Tópico em evidência: Metalurgia e siderurgia – metais pesados
- Metais, pilhas e baterias:
  • Ligação metálica e óxido-redução;
  • Pilhas eletrolíticas.

3º ANO:

Tópico em evidência: Alimentos e Polímeros
- Química em nossas vidas:
  • Substâncias orgânicas;
  • Funções orgânicas;
  • Nomenclatura orgânica;
  • Polímeros e propriedades;
  • Síntese orgânica.

Tópico em evidência: Energia Nuclear
- Radioatividade e energia nuclear:
  • Estrutura eletrônica do átomo;
  • Estabilidade nuclear e radioatividade;
  • Energia nuclear;
  • Lixo nuclear, bombas atômicas e usinas nucleares.

CONTEÚDOS DE FÍSICA

1º ANO:
Fundamentos da Ciência Física:
A natureza da Ciência = Introdução; A física e suas relações com outras ciências; O mundo que nos rodeia; propriedades físicas.
Os métodos da Ciência Física = Um registro histórico; O método cientifico; Modelos, teorias, leis e princípios; Os prefixos; grandezas físicas
Movimento = Espaço, velocidade e aceleração; Grandezas escalares e grandezas vetoriais; movimento uniforme; movimento uniformemente variado; Movimento circulares.
Força:
Força = elástica; Peso e gravidade; Tração; Normal; Atrito; Resistência fluída.
Leis de Newton = O princípio da Inércia; O principio Fundamental da Dinâmica; O princípio da Ação e Reação; Aplicações das 3 leis de Newton; Maquinas Simples
Energia e Trabalho:
As várias formas de energia; Trabalho de uma força; Trabalho e Energia: Energia Cinética, Energia Potencial Gravitacional e Energia Potencial elástica; Potencia e Rendimento.
Quantidade de movimento e impulso:
            Historia
            Principio da conservação da quantidade de movimento
            O impulso de uma força e a variação da quantidade de movimento
Momento angular

Hidrostática:
            O que diz a história.
            Conceito de densidade
            Empuxo = princípio de Arquimedes; Empuxo e densidade; Peso aparente
            Flutuação dos corpos
            Conceito de pressão
            Pressão em um líquido em equilíbrio = teorema de Stevin
            A pressão atmosférica
O empuxo e a pressão
O principio de Pascal
Vazão e fluxo.


2º ANO:

Energia térmica e calor:
A teoria cinética da matéria
A temperatura e suas escalas = A escala absoluta; As escalas relativas; O termômetro.
Os estados físicos da matéria = Mudanças de estado físico; O diagrama de estado; Curvas de aquecimento e resfriamento; o ciclo da água; A ebulição ou fervura; A sublimação.
Comportamento térmico dos sólidos
Comportamento térmico dos líquidos
Energia térmica em transito: o Calor.
Termodinâmica:
            Introdução
            Trabalho e calor trocados entre o gás e o meio
            A energia interna de um gás ideal.
            A primeira lei da termodinâmica.
            As transformações gasosas e as trocas de energia.
            A segunda lei da termodinâmica.
            Ondas e som:
            Introdução
            Energia e ondas
            Características de uma onda
            Tipos de onda
            Fenômenos ondulatórios.
            Ondas estacionárias
            Ondas sonoras
            Sons musicais
Luz:
            Propagação retilínea da luz e suas conseqüências
            As cores de um corpo
            Imagens num espelho plano
            Espelhos esféricos
            Índice de refração absoluto
            Lei de Snell-Descartes
            Refração atmosférica
            O arco íris
            Lentes esféricas
            A óptica da visão
            Lentes prismáticas.

3º ANO:
Eletricidade Estática e Corrente Elétrica:
A eletricidade estática = as primeiras descobertas; As primeiras explicações; O que se sabe hoje; A eletrização por atrito; Eletrização por contato; A carga elementar; A eletrização por indução.
            A lei de Coulomb
            O campo elétrico
            A tensão elétrica
            Eletricidade atmosférica.
Força Elétrica
            A corrente elétrica.
            Energia e potencia elétrica
            O efeito Joule. Resistores
            Associação de resistores
            Geradores e Receptores
            Capacitores
Eletromagnetismo:
Os imãs = Os ólos de um imã; Ações entre pólos de imãs; Inseparabilidade dos pólos; Imãs permanentes e imãs temporários.
O campo magnético de um imã = As linhas de indução; O campo magnético terrestre; A imantação de uma barra de ferro .
O campo magnético das correntes elétricas = A regra da mão direita; Campo magnético de uma corrente retilínea; Campo magnético no centro de um espira circular; Campo magnético no interior de uma bobina longa; Imantação por corrente elétrica.
Força magnética = Força magnética sobre partículas eletrizadas; Força magnética sobre um condutor percorrido por uma corrente elétrica.
O fenômeno da indução eletromagnética = Fluxo magnético; O sentido da corrente elétrica; Lei de Faraday.
Aplicações da indução eletromagnética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário